Demo Digital 4.0 aplicou soluções tecnológicas em empresas da região

1136
Imagem de arquivo.
Dreamweb 728×90 – Video I

Quatro empresas da região de Aveiro fizeram “transformações digitais” no âmbito do projeto Demo Digital 4.0.

Os resultados da integração das ferramentas tecnológicas na Ciclo Fapril (Águeda), HFA (Águeda), Sopais (Estarreja) e Prilux (Vagos) foram dados a conhecer num encontro com uma centena de empresário que decorreu Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda.

O projeto agora encerrado foi promovido pelo INOV INESC Inovação – Instituto de Novas Tecnologias, pela Associação Industrial do Distrito de Aveiro, INOVA+ e pela IncresaTime, sendo cofinanciado pelo COMPETE 2020.

As empresas aderentes beneficiaram de soluções tecnológicas industriais para colmatar falhas de operacionalização, mas que servem também para apoiar processos de produção e controlar custos.

“O projeto Demo Digital 4.0 teve como objetivo disseminar conceitos e tecnologias que sirvam de base à transformação digital das empresas, e apresentar as tendências da evolução da indústria 4.0”, explica uma nota de imprensa.

Na Ciclo Fapril, empresa dedicada ao fabrico de componentes soldados metálicos, foram integrados equipamentos em rede, para recolha e tratamento de informação dos seus robots de soldadura, criando registo das falhas de operação e as respetivas causas.

No caso da empresa HFA, dedicada à montagem de equipamento eletrónico e de telecomunicações, foi integrado um demonstrador para gestão e antecipação de falhas em equipamentos ou componentes na linha de produção.

Já na Sopais, empresa de transformação de componentes metálicos, a aposta abrangeu a criação de um sistema de produção, que consistiu na virtualização de uma prensa, através da aplicação de sensores para contagem de peças, contabilização de matéria-prima e operacionalização.

Na Prilux, empresa dedicada ao fabrico, comercialização e montagem de equipamento agrícola, a tecnologia implementada consistiu no desenvolvimento de dispositivos a utilizar pelos colaboradores, que permitem não só a localização de pessoas, com o objetivo de melhorar as condições de segurança na fábrica, mas também para localização de ferramentas e outros materiais.

Publicidade, Serviços & Donativos