Defender o património do vinho e do mundo rural

759
Revista ARVP.
Dreamweb 728×90 – Video I

Portugal tem uma inestimável riqueza material e imaterial associada ao vinho e ao mundo rural, que configura valores identitários da história e da cultura popular portuguesas.

Por Luís Encarnação *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O saber fazer em comunidade ligado às artes e ofícios e tradições relativas às festividades cíclicas, com destaque para as vindimas, completam a matriz da valorização pela mão humana, a qual soube tratar a diversidade e transmitir ao longo de gerações o produto dessa herança.

Muito deste património encontra-se em territórios dispersos, em aldeias e freguesias de Portugal.

Com a Rede das Freguesias Vinhateiras, Olivívolas e Corticeiras de Portugal, pretendemos a salvaguarda das comunidades de pertença e pela memória viva, da história local e regional, mas também o enoturismo que se tornou um segmento do turismo muito procurado em Portugal, reconhecidamente um produto cultural com forte vocação promocional do país.

Defender o património do vinho e do mundo rural implica conhecer, compreender e inventariar. este é, sem dúvida, o desafio desta rede.

Portugal tem uma inestimável riqueza material e imaterial associada ao vinho e ao mundo rural, que configura valores identitários da história e da cultura popular portuguesas.

A nova edição da revista Rotas dos Vinhos de Portugal já está a ser divulgada. Esta edição n.º 10 dá destaque a vários projetos promovidos pela ARVP – Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, alguns deles em estreita parceria com a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, designadamente, a Rede de Freguesias Vinhateiras, Olivícolas e Corticeiras de Portugal, o Concurso Cidades do Vinho 2024, Rainha das Vindimas – Embaixadora do Vinho ou as Cidades do Vinho.

Destaque também para as atividades do programa WiM – Wine in Moderation e para a entrevista ao presidente do IVV, Bernardo Gouvêa.

* Presidente da associação de Municípios Portugueses do Vinho (aMPV) AMPV e da Câmara de Lagoa. Revista Rotas dos Vinhos Portugueses – número 10.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780