Das Boas Festas ao Ano Novo

908
Boas Festas, Aveiro.

O evento Boas Festas em Aveiro marca este período do ano, comemorando o Natal, a chegada do Ano Novo e as Festas de São Gonçalinho.

Por José Ribau Esteves *

Apresentamos um programa diversificado e estimulamos e convidamos todos a participar, a passear e a fazer compras no Comércio Local, a rever a Cidade-Sede do Município com as luzes de Natal e com a Nossa Grande Árvore de Natal no Cais da Fonte Nova, vestido de branco, verde e vermelho (as cores e Portugal), como parte do hino à Vida, à Alegria e à Comunidade solidária que queremos seja cada vez melhor, promovendo a Paz, a Solidariedade e a União entre as Pessoas.

Com o mesmo rumo e rigor na gestão financeira, o Ano Novo 2023 vai ser de muito investimento em Projetos, Obras e Eventos, dando seguimento ao trabalho em desenvolvimento e concretizando o compromisso assumido com os Cidadãos, para quem trabalhamos com todo o gosto e determinação.

O trabalho que vamos realizar em 2023, e anos seguintes, mantém uma elevada intensidade na área da Cultura, não sendo essa aposta e essa prioridade colocada em causa pelo facto de não termos alcançado o título de Capital Europeia da Cultura 2027.

Quero deixar uma nota muito expressiva sobre o importante processo da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027.

Agradeço aos Aveirenses, Agentes da Cultura, da Criatividade, da Educação, aos Funcionários Municipais, às Empresas e aos Indivíduos prestadores de serviços, entre outros, que durante os últimos sete anos se envolveram e trabalharam de forma extraordinária e incansável para que a Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 tivesse elevada qualidade e a condição de ter sido uma das 4 finalistas de entre 12 candidaturas.

Em 2027, a nossa Cidade não vai ser Capital Europeia da Cultura, sendo que vamos aproveitar todo o trabalho realizado nesse processo e vamos continuar a trabalhar e a investir na Cultura, sempre com os nossos Parceiros, como temos vindo a fazer nos últimos sete anos, implementando o Plano Estratégico para a Cultura do Município de Aveiro, aumentando a qualidade do processo de desenvolvimento integral e de promoção em curso no nosso Município.

Apresento uma palavra de apreço e um Abraço, a todas as onze Cidades Portuguesas que com Aveiro se candidataram a este título, com uma nota especial de Parabéns a Évora, na certeza que vai honrar a Cultura de Todas essas doze Cidades, a Cultura de Portugal, a Cultura da Europa.

No dia 13 de dezembro, no Teatro Aveirense, apresentamos a versão final da nossa candidatura, um balanço do projeto Aveiro Capital Europeia da Cultura 2027 assim como os passos que serão dados no futuro próximo, concretizando boa parte do que temos definido na Candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027.

A preparação da candidatura de Aveiro teve início em 2016, intensificando-se em 2019 com a elaboração do Plano Estratégico para a Cultura 2030. Seguiu-se um processo de auscultação e participação alargada, que envolveu não só o setor cultural e criativo de Aveiro, mas também vários outros setores de atividade, bem como as comunidades da Cidade e da Região.

A Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 foi liderada e promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, tendo como copromotores a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), a Universidade de Aveiro, e a AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro.

* Presidente da Câmara. Mensagem mensal no site municipal alusiva a dezembro.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.