Cumprindo o Compromisso assumido com os Aveirenses

1351

Entramos no último ano do mandato autárquico 2017/2021, com a mesma determinação e ritmo intenso de trabalho que tivemos no primeiro ano, com mais capacidade de realizar.

Por José Ribau Esteves *

Estamos no final de um ano muito difícil, seguramente original nas nossas vidas, pela grave perturbação causada pela Pandemia do Coronavírus / Covid-19.

E estamos numa fase sempre bela do ano e da vida, que é a época do Natal e da Passagem do Ano, querendo receber com grande Esperança e Determinação o Ano Novo 2021 que queremos que seja Muito Bom, voltando à nossa Boa Vida Normal, libertos desta Pandemia, cujo Combate tem de continuar a ter a atenção e o contributo de Todos.

É muito por isso que no Plano e Orçamento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de 2021, que aprovámos na Câmara e na Assembleia Municipal, definimos as seguintes três frentes principais do trabalho que vamos concretizar:

1. Combate à Pandemia com todos os recursos que sejam necessários cuidando com especial atenção dos Cidadãos mais necessitados;

2. Consolidação da Recuperação Financeira da CMA atingindo o rácio legal de equilíbrio (que é de 1,5 na divisão da dívida total sobre a receita corrente);

3. Forte Investimento em projetos, obras e eventos que concretizem mais e melhor desenvolvimento em todas as áreas da governação e por todo o Município.

Entramos no último ano do mandato autárquico 2017/2021, com a mesma determinação e ritmo intenso de trabalho que tivemos no primeiro ano, com mais capacidade de realizar, em consequência do processo de recuperação financeira, de capacitação e de credibilização da CMA que concretizámos nos últimos sete anos, conquistando dotações recorde de Fundos Comunitários, com muitos investimentos a acontecer por todo o Município. Cumprindo o Compromisso assumido com os Aveirenses.

Nesta edição do Boletim Municipal damos um particular destaque ao evento “Aveiro Tech Week” realçando o importante facto de Aveiro ser a primeira Cidade Portuguesa com um Laboratório Vivo Urbano (living lab) com rede de fibra ótica, rede piloto de 5G, e outras capacidades, para ser utilizado por investigadores e investidores no desenvolvimento de estudos e projetos que necessitem destas ferramentas inovadoras.

Partilhamos um espaço muito especial para a sessão que realizámos no Teatro Aveirense, a 18NOV20, Dia Nacional da Letónia (o outro País da União Europeia que terá uma Cidade Capital Europeia da Cultura em 2027). Apresentámos os órgãos de gestão da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, destacando a especial condição de termos o Eng. Carlos Moedas, ex-Comissário Europeu, como Presidente da Comissão de Honra desta Nossa Candidatura de Aveiro, Cidade e Região.

Este ano a iniciativa da CMA “Boas Festas em Aveiro”, que decorre até 11 de janeiro 2021, a segunda-feira das Festas de São Gonçalinho, tem um programa adaptado às circunstâncias que vivemos, dando o seu contributo para a gestão com a devida Festa deste tempo que apela mais à Solidariedade, à Paz e à União entre os Homens.

Temos a Cidade-Sede do Município com as luzes de Natal e com a Nossa Grande Árvore de Natal no Cais da Fonte Nova, sinais de alegria, motivos de incentivo à Festa e à Vida, instrumentos de convite ao passeio e às compras no Comércio Local, mais um investimento da CMA para apoiar a dinamização social e económica.

Acompanhe a atividade da CMA e partilhe as suas perspetivas, perguntas e propostas, utilizando o site CMA www.cm-aveiro.pt, a APP e/ou o endereço de email do Presidente da Câmara, [email protected].

Venha conhecer o Boletim Municipal de Dezembro de 2020. Contamos Consigo para continuar a realizar Mais e Melhor. Conte Connosco. Boas Festas com um Feliz Natal e um Excelente Ano Novo 2021

Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro.

* Presidente da Câmara de Aveiro. Editorial do Boletim Municipal de Dezembro.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780