Criação do Parque Biodiverso do Planalto do Bussaco

666
Mata do Bussaco, Mealhada.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, a atribuição de 50 mil euros para a execução do projeto BIOCOMPART – Criação do Parque Biodiverso do Planalto do Bussaco, uma intervenção em 80 hectares que visa valorizar a Serra do Bussaco em termos ambientais e turísticos. O projeto, objeto de uma candidatura ao Programa Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, ascende a 400 mil euros.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O projeto da Comunidade Local do Baldio do Bussaco – Zona Luso tem como objetivos a remoção de acacial em cerca de 80 dos 150 hectares da Serra do Bussaco, bem como a respetiva arborização com espécies autóctones, criando novas unidades paisagísticas designadas de “BioCompart” – Criação do Parque Biodiverso do Planalto do Bussaco.

A intervenção visa ainda criar uma primeira barreira contra incêndios suscetíveis de ameaçar a Mata Nacional do Bussaco, “controlar a evolução massiva de espécies invasoras (acacial), e reflorestar adequadamente o planalto da Serra do Bussaco, evitando a erosão e fixando a humidade, mitigando deste modo a seca extrema que afeta diretamente o aquífero de Luso”.

A candidatura da Comunidade Local do Baldio do Bussaco – Zona Luso ascende a 400.000€, sendo financiado em cerca de 80% pelo PDR 2020. Os restantes 20%, 80 mil euros, serão suportados pela Comunidade Local dos Baldios do Bussaco – Zona Luso e é para suporte destes que a Comunidade solicitou o apoio da autarquia, que se traduz em 50 mil euros.

“Trata-se de uma enorme mais valia a vários níveis para o Bussaco. Primeiro, porque cria uma barreira de proteção à Mata Nacional do Bussaco, depois porque permite o controlo das invasoras, e permitirá ainda uma revalorização do planalto criando novos espaços de atração turística e de lazer. São, portanto, ganhos a nível florestal, ambiental, turístico, de lazer e de proteção civil”, explicou António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Câmara da Mealhada

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.