CPCJ de Estarreja adere ao Projeto Adélia

947
Projeto Adelia.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Estarreja aderiu ao Projeto Adélia, promovido pela Comissão Nacional, que surge como resposta a um dos maiores desafios que se apresenta atualmente na sociedade, o da parentalidade positiva.

O Pinguim Adélia é uma das espécies de pinguins que habitam atualmente a Antártica. Pela sua interação com os seus pares, pelos cuidados constantes com os seus ovos e crias, e pela forma como repartem entre macho e fêmea as suas responsabilidades parentais, demonstram um grande comprometimento e estratégias atuais de parentalidade. Este projeto reflete assim o crescente empenho da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens no desenvolvimento de medidas de política para a construção da parentalidade livre de violência e promoção de comportamentos parentais respeitadores dos melhores interesses e direitos da criança, numa lógica comunitária, sistémica e com foco na prevenção.

Isabel Simões Pinto, presidente da CPCJ de Estarreja, realça que “um dos eixos prioritários de intervenção do Plano de Desenvolvimento Social de Estarreja – Ação Social, Família e Comunidade – decorre, maioritariamente, de uma necessidade identificada, em sede de Diagnóstico Social, ao nível da fragilidade das competências parentais, sociais e pessoais observadas na população residente no concelho.”

Nesse âmbito, e sempre numa perspetiva de trabalho em Rede, a CPCJ de Estarreja aderiu ao Projeto Adélia e, numa estratégia concertada de intervenção concelhia, ao nível da promoção dos Direitos da Criança, assumiu a elaboração do Plano Local para a Promoção dos Direitos da Criança e Jovem. Até 2024 serão implementadas ações e iniciativas permitindo uma intervenção planeada, dinâmica e orientada assente num trabalho colaborativo com as demais entidades, tendo como objetivo primordial erradicar situações de perigo e promover o bem-estar das crianças e jovens em acompanhamento.

“Tendo em conta que Educar é o grande desafio dos dias de hoje, pelas constantes mudanças que temos vindo a sentir na nossa sociedade, a elaboração de estratégias de intervenção que sensibilizem e potenciem a promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do jovem e, simultaneamente contribuam para a capacitação dos pais e encarregados de educação, dotando-os de mais e melhores competências parentais, torna-se um ponto fulcral”, realçou a presidente.

Notou ainda que “a CPCJ de Estarreja tem consciência do seu papel, desenvolvendo o exercício das suas funções com a premissa de uma mudança efetiva na vida dos intervenientes e com o objetivo de fazermos sempre mais e melhor na promoção, proteção e defesa dos seus direitos.”

O Plano Local para a Promoção dos Direitos da Criança e Jovem foi aprovado, por unanimidade, em reunião ordinária da Comissão Alargada, de 27 de junho.

Câmara de Estarreja

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.