Covid-19: Duas mortes por infeção na Murtosa e Oliveira do Bairro

11600
Centro da Murtosa.
Smartfire 728×90 – 1

Os concelhos da Murtosa e Oliveira do Bairro registaram as primeiras mortes pelo coronavírus Covid-19.

O concelho murtoseiro tinha, aquando da última atualização, um segundo caso de infeção confirmado e 137 cidadãos sob vigilância ativa.

Em Oliveira do Bairro, do ponto de situação divulgado pela autarquia passou a constar, também, uma vítima mortal. Dos cinco infetados, dois têm residência no concelho.

Na região, estavam referenciados outros quatro casos mortais em Ovar (2), Albergaria-A-Velha (1) e S. João da Madeira (1)

Em Albergaria-A-Velha, o lar de idosos Geriabranca aguarda que se façam testes de despiste depois de três casos de infeção confirmados após internamento hospitalar (duas utentes e uma funcionária). Serão, contudo, testadas apenas seis pessoas entre os 27 utentes e oito funcionários, avança o Jornal de Albergaria.

No concelho de Ovar, onde foi declarado ‘estado de calamidade’, o presidente da Câmara deu conta do aumento para 94 dos casos de infetados, algum graves e em muito graves, número muito superior a um ponto de situação divulgado ao meio dia de terça-feira pela Direção Geral de Saúde (DGS).

“Foi com alguma surpresa que vi esses dados referentes a Ovar, que não reflectem a realidade de hoje, não temos 55 confirmados, temos 94, eventualmente mais”, disse Salvador Malheiro, dando conta ainda de quatro pessoas que receberam alta após terem contraído a doença.

“É perfeitamente natural que número de confirmados aumente, até por força dos testes.Estamos a trabalhar em recuperar, não tanto em reduzir o número de infetados, que sabemos ser muito grande. Nós precisamos mesmo de ajuda por parte do nosso Ministério da Saúde”.”, apelou no balanço na véspera de se completar uma semana de ‘cerca sanitária’.

Pela região, o município da Feira confirma 58 infetados.

Em Oliveira de Azeméis, a Câmara dá conta de 27 doentes confirmados.

(Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

(em atualização)