Covid-19: Quase 1200 infetados no Baixo Vouga / Estarreja testa bombeiros / O elogio do PM inglês ao enfermeiro de Aveiro

2859
Centro de testes Covid-19, Estarreja.

O relatório do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga relativo ao final de domingo apontava para 1.196 infetados pelo Covid-19 (mais 68 do que ontem), entre os quais se contavam 107 profissionais de saúde (mais um).

O número de infetados em lares (108) e óbitos (69) não conheceu atualização. Há mais um recuperado (25).

Cerca de 2500 pessoas estavam em vigilância ativa.

No sábado, Ovar (553), Aveiro (230) e Ílhavo (101) eram os concelhos com mais infetados.

Por concelho, estavam confirmados os seguintes óbitos: Aveiro (21), Ovar (20), Ílhavo (9), Estarreja (7), Albergaria-a-Velha (7), Murtosa (1), Oliveira do Bairro (1), Vagos (1), Sever do Vouga (1) e Anadia (1). Águeda é agora o único concelho sem óbitos.

O município de Estarreja informou este domingo que foram realizados, durante a semana, 159 testes nos lares do concelho. O rastreio vai prosseguir a partir de segunda-feira para chegar a um universo de quase 800 pessoas (média diária de 30 testes), incluindo efetivos dos Bombeiros Voluntários de Estarreja.

A norte, em Vale de Cambra, o autarca local relata as dificuldades encontradas para fazer um ponto de situação no concelho por força de limitações na informação que, habitualmente, era prestada pela autoridade de saúde local.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, incluiu nos seus agradecimentos após sair do hospital, onde esteve internado por infeção de Covid-19, uma referência ao jovem enfermeiro Luís Pitarma, com raízes familiares em Aveiro, com quem Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, já falou, aproveitando para agradecer o empenho da classe no apoio aos doentes.

Publicidade, Serviços & Donativos