Covid-19: “O estado de calamidade em Ovar será levantado” – Salvador Malheiro, presidente da Câmara

12771
GNR (Ovar).
Smartfire 728×90 – 1

O presidente da Câmara está convencido que o Governo vai fazer cessar as medidas excecionais decretadas para o concelho pela autoridade de saúde regional, há um mês, por força do surto “comunitário” de Covid-19, adiantando concordar com aquela eventual decisão.

“Não tenho muitas dúvidas, que o estado de calamidade em Ovar, será levantado, passando ao estado de emergência nacional que vigora e vigorará no resto do País, retirando-se por consequência a cerca sanitária a partir do dia 17 de Abril. Será bom, para a nossa economia local e, sobretudo, para a saúde mental, de todos os nossos munícipes”, refere Salvador Malheira numa posição partilhada pelas redes sociais.

O edil destacada a importância das medidas preventivas tomadas aquando dos primeiros casos do novo coronavírus que já infetou 586 e causou 24 óbitos (números do município ao fina da tarde desta quarta-feira).

Uma taxa de crescimento de infectados e de óbitos “de longe inferior ao resto do país”. Se fossem idênticas às nacionais seriam “dez vezes mais infectados e óbitos”, o que “teria sido uma catástrofe”, escrevre Salvador Malheiro.

O autarca sublinha também o esforço local na resposta à doença. “Temos agora uma ‘máquina de saúde’ municipal, que não tínhamos há um mês atrás. Será agora, muito mais difícil, colapsar em Ovar”, diz.

Existirão, assim, condições para iniciar a actividade do tecido industrial, “de forma faseada e com segurança” e “programar o levantamento da própria cerca, percebendo que, a guerra, está longe de ser ganha”.

Artigos relacionados

Ovar: Comércio e serviços também querem começar a preparar reabertura de portas

Oposição exige fim “imediato” do cerco sanitário em Ovar

(Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Publicidade, Serviços & Donativos