Covid-19: Hospital de campanha de Ovar abre segunda-feira / Primeiro óbito em Anadia

2163
Hospital de campanha, Ovar.

“O primeiro hospital de campanha do país para doentes infetados” pelo Covid-19, entra em funcionamento esta segunda-feira, anunciou este sábado à noite o Hospital Francisco Zagalo (HFZ), de Ovar

Instalado na Arena Dolce Vita, encontra-se “totalmente equipado” para dar assistência médica a pacientes como “uma extensão” do hospital da cidade, desde que “que não exijam cuidados intensivos.”

Batizado pela autarquia local como “Anjo d’Ovar”, disponibiliza neste momento 38 camas, tendo capacidade de crescer para 64, caso seja necessário.

O HFZ é responsável pela gestão clínica e operacional desta unidade que contará com equipa médica e de enfermagem, bem como de assistentes operacionais, administrativos, técnico de Raio X, psicólogos, entre outros profissionais.

A unidade hospitalar citadina já dispõe já de 21 camas distribuídas por duas enfermarias dedicadas exclusivamente à Covid-19, também para doentes que não exijam cuidados intensivos.

A montagem do “Anjo d’Ovar” foi liderada pela Câmara , envolvendo diversas instituições locais, assim como o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Baixo Vouga.

Discurso direto

“Criar esta estrutura num espaço como este foi um exercício muito exigente e desafiante. O novo espaço dará o máximo de conforto aos doentes e, ao mesmo tempo, todas as condições de segurança e de trabalho para os profissionais que todos os dias vão prestar aqui a sua atividade. Trabalharam afincadamente para a concretização desta iniciativa imensas pessoas e instituições, inúmeros profissionais, movidos por um objetivo: tratar doentes e salvar vidas” – Luis Miguel Ferreira, presidente do conselho diretivo do HFZ.

1128 infetados na ACeS Baixo Vouga

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga reportava nos seus 11 municípios, ao final da tarde, oficialmente, 1128 infetados (mais 13) pelo Covid-19 e 2476 (mais 14) pessoas em vigilância ativa.

Ovar (553), Aveiro (230) e Ílhavo (101) eram os concelhos com mais infetados.

Estavam infetadas 108 pessoas de lares, entre utentes e pessoal de apoio (mais uma do que na sexta-feira).

Já o número de profissionais de saúde infetados era de 106 (mais 9).

O ponto de situação dava conta de 24 recuperados.

Mais 9 óbitos, Aveiro é o concelho com mais vítimas

Estavam registados oficialmente 69 óbitos (mais 9), incluindo a primeira vítima mortal ocorrida em Anadia.

Aveiro (21), Ovar (20), Ílhavo (9), Estarreja (7), Albergaria-a-Velha (7), Murtosa (1), Oliveira do Bairro (1), Vagos (1), Sever do Vouga (1) completam a lista. Águeda é agora o único concelho sem óbitos.

Covid-19 / Ponto de situação online

Autarquias de Aveiro Norte pelo segundo dia sem dados da doença insistem, também, nas queixas de falta de meios operacionais.

“Embora a senhora Ministra tenho vindo desmentir aquilo que foi o desconforto e descontentamento de vários presidentes de Câmara certo é que ontem e hoje não temos essa informação” – José Pinheiro, presidente da Câmara de Vale de Cambra.

(Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Publicidade, Serviços & Donativos