Covid-19 / Estarreja: Autarquia e empresas químicas encomendam 400 mil euros de equipamentos de proteção

5106
Centro de Estarreja.
Dreamweb 728×90 – Video I

A autarquia de Estarreja destacou hoje o empenho local na prevenção e combate à pandemia do Covid-19, bem como “no apoio aos estarrejenses, com especial atenção à população mais fragilizada”.

Está a ser dada “resposta às necessidades mais urgentes de proteção dos profissionais de saúde, e consequentemente de todos os utentes”, garante um comunicado.

Segundo a edilidade, estão encomendados, entre outros equipamentos, 10.000 máscaras médicas, 13.000 respiradores e 3500 fatos de proteção.

As ações representam um investimento global de cerca de 400 mil euros, sendo que cerca de 150 mil euros serão comparticipação de privados, nomeadamente da Associação Portuguesa da Química e Empresas Químicas.

A Câmara informou que vai “disponibilizar de imediato equipamentos de proteção individual (EPI) para as unidades de saúde do concelho e Bombeiros Voluntários de Estarreja” estando em curso a aquisição “de uma encomenda massiva” que irá servir, igualmente, para dotar as IPSS (institutições particulares de solidariedade social) do concelho, estimando que a entrega possa levar duas semanas.

Em comunicado, é dado conta, ainda, da aquisição de um ecógrafo para o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), equipamento essencial para funcionamento dos ventiladores.

A Câmara “mantém-se em estreita articulação com as instituições de saúde locais, incluindo o Centro Hospitalar, no sentido de tentar prover às suas necessidades imediatas”, apesar da demora na resposta de fornecimento.

Localmente, será instalado um contentor para criar as condições necessárias para o rastreio e realização de testes à doença (Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Informação camarária completa

Publicidade, Serviços & Donativos