Covid-19 / Anadia: Manter as tampas dos contentores de lixo sempre fechadas

3679
Foto CM de Anadia.

A Câmara Municipal de Anadia alerta todos os munícipes para a necessidade de manter as tampas dos contentores de lixo sempre fechadas. Ao contrário de informação falsa que tem sido divulgada nas redes sociais, onde se apela para que as tampas se mantenham abertas.

Tal informação é, portanto, errada e contribui para a propagação de risco acrescido para a saúde pública.

O Município apela para que haja um maior cuidado no manuseamento dos contentores, designadamente utilizando o pedal, sempre que seja possível, para efetuar a abertura da tampa. Caso isso não seja possível, deve-se proteger devidamente as mãos para que não haja um contacto direto. Após o despejar do lixo, as pessoas devem desinfetar as mãos com uma solução alcoólica ou então lavá-las com sabão.

Neste período de emergência nacional, devido à pandemia do Covid-19, as autoridades municipais deixam ainda algumas recomendações no que respeita aos resíduos. Por um lado, tentar reduzir o desperdício que se produz em casa para que haja menos sobrecarga no sistema.

Por outro, se existirem casos de contaminação ou suspeita em sua casa deve colocar no lixo comum todos os resíduos. Neste caso, deve usar sempre dois sacos de lixo, com enchimento até dois terços da sua capacidade e fechados.

Reforçamos ainda o apelo ao bom senso, para que não coloquem os chamados “monstros”, como colchões, móveis ou resíduos elétricos e eletrónicos junto aos contentores, devendo para o efeito ligarem para a nossa Linha Verde: 800 207 081, que oportunamente recolheremos no local que indicarem.

Facilite o trabalho dos profissionais de higiene urbana e da gestão de resíduos que, todos os dias, continuam a garantir este serviço essencial. Todos devemos ser agentes de saúde pública e do meio ambiente.

O Município apela, uma vez mais, a todos para que cumpram escrupulosamente as orientações que são impostas pelas autoridades nacionais, colaborando com os Serviços Municipais de Proteção Civil e respeitando as normas emanadas pela Direção-Geral da Saúde.

Contamos com a vossa colaboração!

Município de Anadia

(Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Publicidade, Serviços & Donativos