Conversor catalítico gasto: características de formação de custos

1179
Dreamweb 728×90 – Video I

Se o carro for diagnosticado com um catalisador entupido, deve ser removido e substituído por um novo do mesmo tipo ou por uma alternativa mais barata.

Em qualquer caso, o velho catalisador não é apenas um pedaço de sucata, mas uma oportunidade de fazer dinheiro. Pode vender o seu conversor catalítico gasto através de Portugal – autocatalystmarket.com. Aqui pode descobrir o preço actual, utilizar a calculadora de preços e escolher a melhor oferta dos concessionários.

Que parâmetros influenciam o preço de um conversor catalítico de segunda mão 

O preço dos diferentes tipos de conversores catalíticos desgastados pode variar consideravelmente. Isto é influenciado por uma série de factores. Entre eles:

  1. País de fabrico do veículo. Os países europeus têm requisitos ambientais rigorosos, pelo que os conversores catalíticos são feitos de alta qualidade. Em países onde as normas ambientais não são estritamente regulamentadas por lei, há menos ênfase nos conversores catalíticos. Como resultado, os fabricantes utilizam frequentemente menos metais preciosos ou substituem o ouro mais barato pelo revestimento alveolar.
  2. Classe do carro. Em carros económicos, não contem com alta qualidade e durabilidade. Os carros Premium e high-end têm os conversores catalíticos mais caros.
  3. O ano de fabrico e a idade do neutralizador. Quanto mais tempo uma peça do sistema de escape estiver em serviço, menor será a camada de metal precioso que contém.
  4. O estado do catalisador. É muito difícil extrair partículas de metais preciosos de uma parte onde o favo de mel já começou a deteriorar-se. Mesmo que seja removido com sucesso, as partículas não estarão completas, razão pela qual os vendedores de sucata oferecem um preço de sucata para conversores catalíticos danificados.
  5. Composição dos metais preciosos do grupo da platina no favo de mel neutralizante.       

É importante lembrar que a condução desportiva a alta velocidade e a má qualidade do combustível contribuem para a lixiviação rápida de metais preciosos do conversor catalítico favo de mel.

Qual é a composição de metais preciosos em catalisadores

Combinações dos seguintes metais preciosos podem ser encontradas em sistemas de neutralização de automóveis:

  •  Platina, paládio mais ródio. Considerado um clássico. Mas cada vez mais raras em novos tipos de peças. O preço médio por quilograma nesta categoria situa-se entre 60 e 80 euros.
  • Platina com ródio. Utilizado em catalisadores de primeira qualidade. A falta de paládio é substituída por um teor mais elevado de platina. Preço médio por quilo de 80 a 160 euros.
  • Paládio com ródio. A falta de platina é compensada pelo maior teor de paládio. Menos comum nos carros mais novos. Esta composição é comum em carros estrangeiros que foram produzidos há cerca de 10 anos. O preço de mercado varia de 80 a 260 euros por quilograma.

Vender o catalisador apenas a compradores que possam realizar uma análise detalhada da concentração de metais preciosos no catalisador e determinar honestamente o seu valor real. 

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.