Convento de Santa Cruz do Bussaco em postal europeu

1094
Convento de Santa Cruz do Bussaco.

O Convento de Santa Cruz do Bussaco foi o vencedor de um concurso de postais organizado pela Comissão Europeia, o que valeu o prémio de circular sob a forma de um postal com a imagem do retábulo do Altar-Mor em toda a Europa.

O concurso ‘#EUinmyregion 2020’ organizado pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana desafiou instituições a apresentarem fotografias relacionadas com projetos financiados pela União Europeia (FEDER, FSE, INTERREG, Life, Europa Criativa, etc.).

Segundo informa a Câmara da Mealhada, a seleção dos projetos vencedores assentou em critérios diversos como “considerações estéticas, adequação e capacidade de despertar o interesse do público”.

Na candidatura do Bussaco seguiram cinco imagens “ilustrativas do Convento de Santa Cruz do Bussaco, com interiores, exteriores e pormenores”. A escolha do júri recaiu sobre a fotografia do retábulo do Altar-Mor do Convento, e respetiva legenda descritiva, que irá circular em 300 postais a distribuir pela Comissão Europeia.

» O Convento de Santa Cruz do Bussaco é um edifício com 392 anos, inserido na Mata Nacional do Buçaco, que correspondeu ao único deserto da Ordem Religiosa Carmelita Descalça em Portugal. Foi objeto de uma obra de recuperação que ultrapassou o meio milhão de euros (553.881,23 euros), tendo obtido financiamento (46.015 euros) do Programa Operacional do Centro (FEDER).

Discurso direto

“É um enorme orgulho vermos o Convento de Santa Cruz do Bussaco por essa Europa fora. Todo o património existente da Mata do Bussaco enriquece o concelho da Mealhada e o país e, em boa hora, decidimos avançar com a requalificação deste convento, com verbas nossas, mas também com o apoio merecido de fundos comunitários. É de sublinhar que, com esta distinção, conseguimos destacar um projeto municipal ao nível europeu” – Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada.

Publicidade, Serviços & Donativos