Construir comunidade

1009
Foto do projeto Kit A Nossa Rua.
Comercio 780

Mas afinal, porque é que é necessário fechar uma rua ao trânsito se as crianças podem ir brincar para os parques e jardins? Que sentido faz um projeto como o Kit A Nossa Rua?

Por José Carlos Mota *

Se olharmos com cuidado para as fotografias deste encontro, repararemos que não são só crianças que estão a brincar, são os pais, filhos, avós e netos.

Isso significa que esta iniciativa aproximou gerações diferentes, oferecendo um espaço comum para brincar.

Os que estiveram no Kit A Nossa Rua – Rua Cândido dos Reis e bairros envolventes perceberam também que ali se reuniram amigos e familiares que vivem no bairro, na cidade ou mesmo em lugares mais distantes e se juntaram para conviver.

Portanto, o que o Kit pretende ensaiar é mais do que promover o brincar ou o encontro. É, por um lado, reforçar o sentido de pertença e de comunidade dos aveirenses e, por outro, mostrar que faltam espaços de proximidade onde tal possa ocorrer.

Os parques verdes, jardins, campos de jogos ou parques infantis são muito importantes e úteis mas pela sua natureza, tipo de utilizador e localização não cumprem este papel.

O Kit chama-se A Nossa Rua, o nosso lugar comum de encontro onde o espírito de vizinhança e solidariedade se constrói e aprofunda.

Julgo que não há missão mais nobre para um cidadão que participar nesta aventura. Os aveirenses têm mostrado estar à altura deste enorme desafio!

* Projeto Kit A Nossa Rua / Orçamento participativo da Câmara de Aveiro. Mais informações em https://www.facebook.com/kitanossarua

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.