Construções com madeira: o que deve saber?

466
Smartfire 728×90 – 1

As casas de madeira passaram de construção incomum e rara em Portugal a uma nova tendência.

Hoje, é cada vez mais comum encontrarem-se novas casas de madeira a serem construídas, um pouco por todo o país.

Caso esteja a pensar optar pela construção de uma casa em madeira, deve saber que existem alguns pontos que deve conhecer sobre as caraterísticas e particularidades deste tipo de construção. Neste artigo irá ficar a conhecer de forma mais detalhada as caraterísticas da madeira, enquanto material de construção.

Vantagens das construções em madeira

A crescente popularidade das casas de madeira é motivada sobretudo por um maior grau de conhecimento sobre os benefícios deste tipo de construção. Em seguida apresentamos as principais vantagens da opção por este tipo de construção:
Preço final de construção mais barato

Quem já pensou em construir uma casa e passou pela fase de pedir orçamentos, certamente sabe quão dispendioso pode ser todo este processo. O tipo de construção mais comum em Portugal, a construção em alvenaria e betão está longe de ser acessível.
Por isso, é normal que muitas pessoas comecem a procurar alternativas mais acessíveis, mas igualmente confortáveis, e muitas vezes com atributos que não podem ser igualadas pela construção típica.

A opção por casas prefabricadas em madeira é uma das opções mais baratas que existe no mercado. Mesmo com a utilização de materiais de elevada qualidade, é possível conseguir uma casa de madeira por um preço final bastante inferior ao preço de uma habitação em alvenaria. O nível de poupança pode facilmente superar os 30%.

Conforto térmico

Quando se pensa na construção de uma habitação é imprescindível ter-se com consideração o conforto térmico futuro. As habitações residenciais representam uma porção muito significativa das necessidades energéticas a nível mundial. Ou seja, os lares domésticos constituem uma das principais fontes de emissão de gases de estufa para a atmosfera.
Em Portugal, é um facto que uma parte considerável das casas construídas com recursos ao método tradicional são particularmente ineficientes do ponto de vista térmico.

A madeira funciona como um excelente isolante térmico. Por esta razão, as casas construídas com este material necessitam de menos recursos energéticos para manter uma temperatura interior adequada. Isto é positivo de diversas formas: as casas tornam-se mais confortáveis, a fatura energética é menor, tal como a pegada ecológica.

Desvantagens das construções em madeira

Parecendo-nos ponto assente que as vantagens proporcionadas pela escolha de uma casa de madeira são muito superiores às suas desvantagens, também nos parece importante realçar algumas particularidades que devem ser tomadas em consideração.
Manutenção mais cuidada

As casas de madeira podem ser bastante duradouras. Na verdade, não é difícil encontrar no centro e no norte da Europa, habitações em madeira com mais de 100 anos de idade. Contudo, para garantir que este tipo de casa se mantém confortável e em excelentes condições ao longo dos anos, é essencial garantir que a manutenção é feita de forma regular. Devem ser aplicados produtos de proteção por forma a evitar problemas relacionados com humidade e bolor.

Esta maior necessidade de manutenção é um dos aspetos mais importantes a ter em conta, por parte dos proprietários de casas de madeira.

Publicidade, Serviços & Donativos

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação institucional ou não jornalística, nomeadamente o canal ‘Comunicados’, assim como informação útil, promoções comerciais ou inclusão de referências publicitárias, como é o caso deste artigo, utilizando os canais ‘Iniciativas’, ‘Roteiro’ e ‘Aveiro Work Point’ »» ler estatuto editorial