Construção do novo canil e gatil de Anadia prestes a arrancar

2443
Imagem da Câmara de Anadia.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Anadia assinou, recentemente, o auto de consignação para a construção do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (canil/gatil), que ficará localizado na Zona Industrial de Alféloas.

Um investimento na ordem dos 240 mil euros, com um prazo de execução de oito meses.

As obras do novo Centro de Recolha Municipal “arrancarão muito em breve” para “substituir o atual espaço, que serve de canil com cerca de 25 animais, mas que é insuficiente para dar resposta às inúmeras solicitações”.

As novas instalações vão permitir triplicar a capacidade de recolha e de acolhimento de animais.

O Centro de Recolha vai ser constituído por dois edifícios de piso único que irão albergar, para além das celas para os animais (cães e gatos), salas de esterilização, de recobro, de ocisão, de isolamento e quarentena e de multiespécie, posto de vacinação, gabinete veterinário, zona de higienização, armazém de cadáveres, maternidade, enfermarias, espaços de exercício comum, áreas de apoio e logística.

O edifício permitirá alojar cães e gatos vadios ou errantes, encontrados na via pública ou em quaisquer lugares públicos, bem como animais perigosos que apresentem riscos para a segurança de pessoas ou outros animais.

“Outro dos objetivos passa por executar campanhas de profilaxia médica e sanitária, assim como programas e ações que visem o bem-estar animal. Finalmente, pretende-se proceder à esterilização dos animais errantes sempre que necessário”, adianta a edilidade.

O município continua também envolvido no projeto da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) para a criação do Centro de Recolha de Animais Intermunicipal, que prevê a criação de três centros de recolha de animais para dar resposta aos 11 municípios que compõem a CIRA.

https://www.noticiasdeaveiro.pt/publicidade/