Conselho auto: Cuidados a ter na substituição de filtros

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Imagem do site Automecanica.com

Não basta abastecer o depósito de combustível para garantir uma vida prolongada da sua viatura sem visitas à oficina que podem sair caras.

Impõe-se, por exemplo, cuidados na substituição do filtro de partículas que o seu mecânico terá competências para fazer adequadamente e reduzir os encargos que avarias podem acarretar.

Desde 2009 que a norma ‘Euro 5’ tornou obrigatória a introdução de filtros de partículas nos escapes dos carros a gasóleo. Para os carros a gasolina, esta regra foi imposta em 2017.

Como explica o portal do Automóvel Clube de Portugal (ACP), “a função do filtro de partículas é a retenção de resíduos nocivos no seu interior, de modo a impedir o seu lançamento para a atmosfera.”

Os especialistas garantem que em boas condições, um filtro de partículas permite reter até 80% de elementos nocivos para o ambiente.

Fazer trajetos curtos, sem “esticar” o carro pode levar a fuligem a acumular-se no filtro de partículas, criando problemas.

As marcas recomendam que a manutenção (limpeza) do filtro de partículas deve ser feita a cada cem mil quilómetros.

O bom funcionamento do seu carro a diesel implicará, com frequência, circular em estrada durante alguns minutos a 70 km/h e acima das 2500 rpm, para queimar os poluentes no filtro de partículas.

Existem quatro tipos de filtros aos quais deve prestar atenção, sendo eles o filtro do óleo, o filtro do ar, o filtro do habitáculo e, finalmente, o filtro do combustível. Todos estes componentes que pode encontrar em euautopecas.pt têm como função reter as impurezas, garantindo um melhor funcionamento de todas as peças do automóvel.

A falta de manutenção dos filtros em geral tem consequências muito negativas para a performance do automóvel, nomeadamente o aumento de consumo, uma maior emissão de gases poluentes e o a diminuição da vida do motor.

Filtro do Ar: A principal função do filtro do ar é reter as impurezas presentes na atmosfera, tais como poeiras e pólen.

Filtro do Óleo: Serve essencialmente para impedir que resíduos diversos contaminem o óleo.

Filtro do habitáculo: Garante que o ar que circula no interior do veículo tem qualidade e, portanto, não é prejudicial ao condutor e restantes passageiros.

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