Conhecidos os finalistas dos concursos ‘Aveiro Urban Challenges e ‘Aveiro 5G Challenges’

1576
Aveiro, Criatech 2020.

Já são conhecidos os finalistas dos concursos ‘Aveiro Urban Challenges e ‘Aveiro 5G Challenges’, iniciativas no âmbito da segunda edição do programa ‘Aveiro Tech City’, que pretende “distinguir e premiar inovações e soluções tecnológicas disruptivas”.

Um total de 59 candidatos, de 26 países diferentes, submeteram as propostas que foram analisadas pelo júri especializadp.

O ‘Aveiro Urban Challenges’, que é destinado a startups, scaleups e instituições de I&D, propôs cinco “desafios urbanos” aos concorrentes.

Das 30 candidaturas recebidas, todas as ideias escolhidas são portuguesas: gestão de acessos de público a espaços culturais, guia turístico, controlo de cheias em canais urbanos, gestão de veículos e pessoas no espaço público e plataforma de criação cultural.

» Gestão Inteligente de Utentes e Visitantes: solução tecnológica vocacionada para a gestão de público em eventos e espaços culturais– Heptasense;
» Guia Turístico Inclusivo: Solução tecnológica orientada para a promoção inclusiva da oferta turística e cultural – Zoomguide;
» Gestão de Cheias: Solução que vise o controle e manutenção do nível dos canais urbanos de Aveiro em articulação com variáveis do nível das águas exteriores e interiores, precipitação e vento – PRM – Sist. de Inovação e Engenharia;
» Edge Computing para mobilidade urbana sobre sensores LIDAR: Desenvolvimento de uma solução de Edge Computing para análise e processamento de dados através da deteção via LIDAR de veículos e pessoas no espaço público – AllbeSmart;
» Desafio Aveiro candidata a Capital Europeia da Cultura 2027: Desenvolvimento de plataforma de mapeamento, mediação, comunicação e criação cultural, entre as Indústrias Culturais e Criativas da Região de Aveiro – OurNet2.

Cada finalista dirá receber 20 mil euros para financiar o desenvolvimento dos projetos e acesso a sessões de formação e mentoria. Em outubro de 2021, decorrerá o ‘Final Pitch’ com a apresentação final dos cinco projetos.

Já o ‘Aveiro 5G Challenges, que resulta de uma parceria com a Altice Labs, pretende premiar novas soluções e produtos sustentados pela tecnologia 5G. Os candidatos podem utilizar uma infraestrutura 5G instalada no ‘laboratório vivo da cidade de Aveiro’ O acompanhamento técnico é assegurado pelos parceiros tecnológicos da atividade, a Altice Labs e a Ericsson.

29 candidaturas de todo o mundo, incluindo Índia e Quénia, foram apresentadas. Os 10 projetos “mais disruptivos” passaram à semifinal (metade portugueses e os outros da Alemanha, Bélgica, Croácia e Estados Unidos da América).

Soluções finalistas

» CycleAI (Portugal) – Modelos de segurança através de Inteligência Artificial;
» Infinite Foundry (Portugal) – Plantas digitais em 3D;
» Portugal Play (Portugal) – Gamificação e experiências imersivas;
» Breeze Technologies (Alemanha) – Sensores inteligentes de qualidade do ar, dados e análises;
Eagle Stream (Portugal) – Soluções Live Streaming de alta resolução;
» CityGuyd (Estados Unidos) – Realidade Aumentada no mercado de viagens pós-Covid;
» Allbesmart_LDA (Portugal) – Conectividade de IoT e 5G;
» MoodMe (Bélgica) – Insights para vídeos com análise de emoções faciais por Inteligência Artificial;
» Equinox XR (Croácia) – Plataforma de criação e rentabilização da realidade aumentada para jogos;
Obob (Alemanha) – Notas fotográficas inteligentes para fluxos de trabalho baseados em fotografia (construção, serviço de máquinas).

Os três vencedores vão ser conhecidos em outubro no ‘Pitch Final’, durante o Aveiro Tech Week. Os 10 finalistas têm um apoio monetário à participação no valor de 2000 euros e para os três vencedores o prémio final ascende aos 25.000 euros cada.

As iniciativas são financiadas no âmbito do projeto Aveiro STEAM City.

Artigos relacionados

https://www.noticiasdeaveiro.pt/tag/aveiro-steam-city/

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780