Edifício sede da CIRA, Aveiro.

“Região é ação, regionalizar é avançar”. Este é o mote para o Congresso da Região de Aveiro 2025 organizado pela Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro.

A manhã é dedicada ao ‘Património Natural’ com uma visita a obras em curso no Baixo Vouga Lagunar (ponte açude, margem esquerda do Rio Vouga).

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, integra a comitiva.

Os trabalhos propriamente ditos do congresso decorrem durante a tarde no parque de feiras, com a ministra do Ambiente a fazer uma intervenção na abertura.

Seguem-se sessões temáticas dedicadas a ‘Transportes e Mobilidade’ (Busway, Grande Rota da Ria de Aveiro e Ciclovia EN327), ‘Desenvolvimento, Educação e Empreendedorismo’ (Objetivos 2030 no Mapa dos 11 Municípios – Transformação: da Administração aos Territórios), ‘Gestão da Água’ (Sistema Regional 39 anos e AdRA 15 anos depois: conquistas e objetivos, Associação dos Municípios do Carvoeiro | Águas da Região de Aveiro) e ‘Património Cultura’ (Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval na Região de Aveiro 2.ª edição do livro “Barco Moliceiro – Uma herança da Ria de Aveiro” – Estratégia de Desenvolvimento Turístico da Região de Aveiro).

Para a sessão de encerramento está prevista a presença do Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).