Congolês que pretendia criar ‘resort’ em Vagos condenado por fraude fiscal

1293
Tribunal de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

Um cidadão congolês sexagenário, radicado em Aveiro, foi condenado, pelo Tribunal de Aveiro, por crime de fraude fiscal qualificada na forma continuada numa pena de três anos e meio de cadeia, que ficou suspensa. Já um segundo crime imputado, de branqueamento de capitais, ‘caiu por terra’.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Para evitar cumprir tempo de prisão, o antigo empresário ficou obrigado a pagar, em cinco anos, a quantia de 277.778 euros à Autoridade Tributária (AT) por conta de impostos de rendimentos não declarados. Beneficiou a seu favor, o facto de já estar a cumprir um plano de pagamentos. O tribunal declarou, ainda, a perda a favor do Estado de 307 mil euros.

O arguido foi absolvido do crime de branqueamento de capitais que estava imputado pela angariação de capitais de investidores estrangeiros para um projeto turístico que não se chegou a concretizar, sendo que dois terços das verbas obtidas acabaram em contas pessoais e na sociedade promotora, defraudando as expetativas dos clientes. Como os contratos de representação eram verdadeiros, não se provou que o dinheiro fosse de proveniência ilícita.

Os factos em causa constam de um processo que remonta a 2015, envolvendo movimentos financeiros não declarados de cerca de 1,7 milhões de euros. Grande parte deste valor, cerca de um milhão de euros, segundo refere a acusação, foi “usada” em proveito próprio.

Questionado por não ter declarado junto da AT, para efeitos fiscais, os rendimentos obtidos, nomeadamente entre 2014 e 2016, o arguido explicou que, embora não tendo pago tudo, já repôs valores relativos a impostos que, à data do início da atividade desconhecia ter de liquidar por não ter “compreensão” do sistema fiscal português, refutando que fosse uma fachada para o alegado esquema de evasão fiscal.

A empresa chegou a anunciar a construção de um grande empreendimento turístico no concelho de Vagos que nunca saiu do papel.

Artigo relacionado

Empresário congolês que queria construir resort em Vagos nega esquema de evasão fiscal

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.