Concurso vai eleger em Sever do Vouga o melhor mirtilo de Portugal

331
Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM).
Dreamweb 728×90 – Video I

O concurso para eleger o melhor mirtilo de Portugal é uma das novidades da Feira Nacional do Mirtilo, a decorrer em Sever do Vouga de 28 a 30 de junho.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

“Pretende-se que o concurso contribua para a valorização dos produtores de mirtilo, pela distinção de qualidade da fruta produzida, bem como para a promoção do mirtilo, estimulando o consumo e incentivando a escolha do pequeno fruto produzido em Portugal”, afirma o presidente da Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM), Carlos Adão, expetante com a adesão a esta iniciativa pioneira no país. “O município de Sever do Vouga é pioneiro na produção do fruto e, por isso, faz todo o sentido que seja o primeiro a receber um evento deste género”, salienta.

Carlos Adão relembrou ainda que “o acolhimento da sede da ANPM neste concelho, juntamente com outras iniciativas do executivo camarário, revelam uma estratégia para o setor e a intenção de revitalizar a marca ‘Capital do Mirtilo’”.

O concurso “Mirtilo de Portugal” insere-se no programa oficial da Feira Nacional do Mirtilo, sendo organizado pela ANPM, com o apoio do município de Sever do Vouga. Ser produtor em Portugal, ter atividade aberta com CAE compatível com a produção de mirtilo e ter identificada a variedade a concurso, são os principais requisitos para participar.

Na prova cega, o júri irá classificar as amostras segundo a sua experiência de consumo, tendo em consideração a avaliação visual, aspeto (e.g. calibre, presença de defeitos), cor (presença de pruína, maturação), homogeneidade, sensações gustativas, sabor, textura, sensações táteis, firmeza e satisfação global. Serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados, respetivamente os troféus “Mirtilo de Ouro”, “Mirtilo de Prata” e “Mirtilo de Bronze”.

A inscrição é gratuita e deverá ser feita online, sendo obrigatório o preenchimento da “Ficha de Inscrição”, disponível pela organização no seu website https://www.anpm.pt.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.