
Uma comitiva oficial da cidade e da academia de Aveiro marcou presença nos European Universities Games (EUSA Games) 2026, a decorrer em Salerno, Itália, “com o objetivo estratégico de preparar e consolidar a candidatura de Aveiro para organizar a edição do evento em 2032.”
Segundo a a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), a delegação aveirense contou com a participação do Reitor da Universidade de Aveiro, Artur Silva, do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Luís Souto, e da Presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), Joana Regadas.
“Ao longo da estadia em solo italiano, a comitiva cumpriu uma agenda de trabalho intensa, que incluiu visitas a diversas instalações desportivas locais, a participação em cerimónias institucionais e reuniões de alinhamento com a Comissão Organizadora local de Salerno e com a Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA). Foram também realizados encontros de partilha e intercâmbio com outras organizações que já acolheram edições anteriores do evento, recolhendo valiosos testemunhos operacionais”, refere um comunicado.
A participação nos jogos universitários “permitiu à comitiva vivenciar os bastidores, a logística de grande escala e os processos críticos de segurança e alojamento exigidos pela federação europeia, de modo a capacitar as equipas técnicas para futuras organizações deste nível em Portugal.”
Os EUSA Games já passaram por território nacional em 2018, ano em que a cidade de Coimbra acolheu com sucesso a competição. A concretizar-se a eleição de Aveiro, a região do centro prepara-se para acolher mais de 4.000 estudantes-atletas em representação de diversas Instituições de Ensino Superior de toda a Europa, “gerando um impacto massivo a nível desportivo, cultural e socioeconómico.”
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Adicionar Notícias de Aveiro às suas fontes preferidas no Google.
Montra Online NotíciasdeAveiro.pt
Consulte as oportunidades (artigos e serviços).
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo . Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais ( mais informações aqui ).






