CIRA investe “3 milhões“ no rio Vouga e esquece Águeda

2170
Paços de Concelho de Águeda.

O deputado municipal do Partido Socialista, Jorge Melo, levantou na Assembleia Municipal de 30 de abril de 2021 a falta de intervenção da Câmara Municipal na requalificação dos Rios Vouga e Marnel, alertando para a necessidade de intervenção que já vem há muito a reclamar.

O Presidente da Câmara Municipal de Águeda, mais uma vez, informou de múltiplos projetos existentes para os referidos rios, projetos esses que até à data ninguém consegue ver o seu real alcance no terreno.

Em maio deste ano, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), onde o Enf. Jorge Almeida tem lugar, anunciou que vai investir 3 milhões de euros, na requalificação do Rio Vouga, nos concelhos de Albergaria, Estarreja e Aveiro, “esquecendo Águeda” !?

A inexistência de projetos apoiados pela CIRA, para o curso do Rio Vouga que atravessa o concelho de Águeda, é revelador da falta de trabalho, ação e empenho do Sr. Presidente da Câmara, mesmo entre os seus pares.

O atual estado das margens do rio Vouga, quer pela proliferação de espécies invasoras, quer pela erosão das margens, exigem uma intervenção rápida, dado que estamos perante uma zona de conservação da diversidade biológica da Rede Natura 2000, classificada como “Sítio de Interesse Comunitário do Rio Vouga – PTCON0026”.

A autarquia não tem uma estratégia ambiental consequente, apresentando ações e projetos positivos, casos da recuperação da ribeira da Aguieira no Parque da Boiça ou distribuição de sacos de material reciclado, contraditórios coma abertura de circulação a automóveis de zonas pedonais ou a promoção do comboio turístico que emite toneladas de CO2 e consome litros de água, sem as devidas compensações ambientais.

As prioridades do executivo assentes na imagem, na execução de obras necessárias, mas nem sempre enquadradas e acauteladas devidamente, esquecem o futuro, ao não considerar as alterações climáticas e a preservação do ambiente como fatores prioritários e orientadores da sua ação aos diversos níveis.

PS de Águeda

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.