CIRA anuncia nova nova empreitada de reperfilamento, limpeza e proteção da marginal do Rio Vouga

1989
Rio Vouga, Eixo.
Comercio 780

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) informa que tem em curso “uma nova empreitada de reperfilamento, limpeza e proteção da marginal do Rio Vouga”, um investimento de 592.549,49€ (+ IVA), abrangendo as localidades de São João de Loure, Angeja e Frossos em Albergaria-a-Velha, e Eixo e Esgueira em Aveiro.

A intervenção está inserida no projeto aprovado e cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) – Intervenções Estruturais e Controlo de Cheias nos rios Vouga e Antuã.

A obra consiste no reperfilamento do leito e margens do Rio Vouga, nos Municípios de Aveiro e Albergaria-a-Velha, numa extensão de 6,3 km.

A CIRA prevê um aumento da capacidade de escoamento do caudal. As cheias ocorridas nos últimos invernos, por insuficiente capacidade de encaixe do seu leito, provocaram “o extravaso da água para as margens inundando assim os campos agrícolas adjacentes, fragilizando e causando danos acentuados nos taludes das margens, o que provocou vários rombos nos mesmos e nos terrenos adjacentes.”

Por isso, “torna-se necessário e urgente proceder a esta intervenção de requalificação do troço do rio, que vai permitir o aumento da capacidade de escoamento e secção de vazão.”

Segundo a CIRA, a intervenção integra-se “numa estratégia de investimento contínuo no Rio Vouga”, envolvendo as Câmaras de Aveiro e Albergaria-a-Velha, com o Apoio da Administração da Região Hidrográfica do Centro da Agência Portuguesa do Ambiente (ARHC-APA), sendo todo o trabalho coordenado pela CIRA.

Publicidade, Serviços & Donativos