Cine Clube de Avanca recebe 95 mil euros para terminar edifício sede

1236
Campanha da sede do CCA.

A Câmara de Estarreja anunciou um subsídio de 95 mil euros para apoiar a conclusão das obras da sede do Cine Clube de Avanca (CCA), uma coletividade de referência nacional e internacional na área do cinema, que foi pioneira também na produção de cinema de animação.

Um protocolo de cooperação financeira no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo que permitirá terminar a construção do edifício localizado no centro de Avanca.

Fundado a 16 de novembro de 1982, “o CCA desenvolve uma relevante atividade que se constitui como mais-valia para o município”, refere a autarquia.

Em comunicado, Isabel Simões Pinto, vereadora da Cultura, “realça os números que fazem do Cine Clube uma referência no mundo do cinema”: mais de meia centena de obras produzidas e mais de duzentos prémios nacionais e internacionais.

O CCA tem produzido animação, ficção e documentários constantemente exibidos em festivais dos cinco continentes.

A sede será “um espaço privilegiado de encontro, formação, debate e investigação, produção, exibição de cinema de autor e audiovisuais de qualidade.”

Contempla também “valências únicas que permitirão catapultar toda a operacionalidade cineclubista, mas também da crescente produção cinematográfica que vem acontecendo em Avanca”.

A conclusão das obras da sede “representa uma necessidade premente para o CCA, dotando-a de melhores condições de trabalho para a continuidade da sua atividade.”

Será, também, um espaço fundamental de apoio ao AVANCA – festival internacional de cinema, realizado anualmente, bem como toda à atividade realizada no âmbito da produção e difusão de obras cinematográficas, sendo o apoio do Município de Estarreja fundamental para a sua execução.

De acordo com o CCA, a conclusão das obras da sede representa um investimento superior a 265.000 euros.

Apoios para os grupos de carnaval de quase 130 mil euros

Ainda em Estarreja, a Câmara assinou um protocol com a Associação do Carnaval de Estarreja que prevê um apoio aos grupos de 127 mil euros.

O acordo “dá continuidade à estratégia de qualificação e reposicionamento do Carnaval de Estarreja”, abrangendo as mais diversas dimensões que constituem este evento que é reconhecido a nível nacional, como os desfiles e participação dos grupos, nomeadamente, as Marchas Luminosas, Desfile Noturno, Grandes Corsos Carnavalescos, Carnaval Infantil, e eventuais festas carnavalescas agregadas a estes momentos, bem como ações promocionais do Carnaval noutras cidades do País.