Cinco anos e meio de cadeia para homem que violou ex namorada

2144
Tribunal de Aveiro.

Um homem residente em Aveiro, operário de máquinas de 32 anos, foi condenado, esta manhã, no Tribunal de Aveiro, a cinco anos e seis meses de cadeia por violência doméstica, violação e violação de domicílio.

O arguido, que irá continuar em prisão preventiva a aguardar o trânsito em julgado, terá ainda de pagar 4500 euros de indemnização à vítima, uma ex namorada, dez anos mais velha, empregada de limpeza residente na praia da Vagueira, no concelho de Vagos.

O coletivo de juízes determinou ainda a proibição de contactos com a ofendida durante quatro anos ou aproximação a menos de 150 metros, a controlar por meios eletrónicos.

A pena de cinco anos e meio de cadeia em cúmulo jurídico resulta das penas parcelares de três anos e meio por violência doméstica, quatro por violação e um ano pelo crime de violação de domicílio.

O tribunal deu como provado praticamente todos os factos da acusação, que imputava ao indivíduo maus tratos físicos (agressões), psicológicos (perseguições, controlo de movimentos) e ameaças, incluindo de morte, por não aceitar o fim do relacionamento que tinham iniciado em 2017 com vários reatamentos e querer afastar outros homens. “Não és para mim, não és para ninguém”, chegou a afirmar.

Durante o julgamento, reconheceu grande parte dos atos, negando apenas o caso da invasão do apartamento da ofendida, quando ocorreu a violação, a 24 de fevereiro do ano passado.

A mulher, que vive com uma filha menor, foi surpreendida no quarto e obrigada a cheirar um vasilhame de gasolina, tendo receado que o arguido fosse atear fogo. Acabaria por ser forçada a manter relações sexuais. Depois de tudo, ainda teve de levar no seu carro o ex namorado a casa, em Aveiro.

O tribunal teve em conta a gravidade dos factos, assim como “algum desvalor” demonstrado pelo homem no seu comportamento, deixando a ofendida a viver com “sofrimento físico, medo, inquietação, humilhação e em pânico pelo receio de que se concretizassem as ameaças”.

Pesaram ainda os antecedentes violentos (posse de arma, ofensas, ameaças).

Artigo relacionado

Homem que violou ex-companheira em prisão preventiva

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780