Ciclaveiro apresenta propostas para requalificação da Avenida Lourenço Peixinho

2191
Proposta Ciclaveiro.

A associação Ciclaveiro divulgou hoje uma “proposta para colmatar as falhas do projecto para Avenida Dr. Lourenço Peixinho” que a Câmara de Aveiro pretende executar.

Tendo por base “planos divulgados publicamente” para a requalificação do eixo viário mais importante da cidade, assim como “a contestação gerada na comunidade em torno deste assunto”, foi elaborado um estudo “comparativo entre o plano apresentado pela autarquia e um ‘perfil tipo’ elaborado pela própria associação que visa colmatar as falhas mais evidentes”.

A Ciclaveiro propõe, entre outras medidas, “passeios com, pelo menos, quatro metros de largura” com uma ciclovia “em sítio próprio, bem delimitada e imediatamente a seguir”.

A faixa BUS deverá ser “exclusiva para aumentar a fluidez e competitividade dos transportes públicos” e a circulação automóvel em via contígua ao estacionamento com estacionamento à esquerda da faixa de rodagem, o que “desincentiva estacionamento ilegal em segunda fila”.

A Ciclaveiro diz em comunicado que a proposta camarária evidencia “um benefício claro à circulação automóvel em detrimento dos modos suaves, subvertendo os princípios básicos da hierarquia de planeamento destas infraestruturas em meio urbano.”

“Para além disso”, refere a nota de imprensa, “incorpora uma solução perigosa para os utilizadores de bicicleta, e simultaneamente desvantajosa para os transportes públicos, mantendo ainda as condições para o estacionamento ilegal em segunda fila”.

A associação refere que se inspirou em “orientações técnicas nacionais e internacionais e nas boas práticas comprovadas” para desenhar uma proposta de ‘perfil tipo’ para a Avenida Dr. Lourenço Peixinho de forma “a evitar que se desperdicem dinheiros públicos com opções desajustadas do estado da arte do design de infra-estruturas.”

Versão completa proposta

Publicidade, Serviços & Donativos