CHEDV garante pediatras para assegurar urgência noturna

1383
CHEDV

Apesar da “dificuldade” criada pela dispensa de pediatras para o trabalho noturno, o Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV) garante que “a escala tem sido assegurada pelo empenho e dedicação dos elementos da equipa, bem como com o apoio de outros elementos contratados em regime de prestação de serviços para o efeito”.

A reação surge depois do alerta do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) dando conta da possibilidade de encerrar o serviço de urgência pediátrica por força da “carência notória de recursos humanos que permita o bom funcionamento”, que já motivaram a entrega de documento de “escusa de responsabilidade”, bem como “irregularidades repetidas na elaboração das escalas de urgência, desrespeitando normas técnicas e legais”, que provocam “risco clínico inaceitável para os doentes e acarretam uma situação de grande exaustão nos profissionais”

A administração explica, em comunicado, que o serviço de pediatria “elabora, com regularidade mensal, uma escala de rgência, e a escala para o mês de setembro assegura o funcionamento do serviço para todos os dias”.

Existem ao serviço 22 elementos. Nesta equipa, oito pediatras podem assegurar “sem restrições o serviço de urgência no período noturno e os restantes, por motivo de idade ou de saúde estão dispensados de o fazer”. Dos elementos disponíveis, há duas pediatras que estão dispensadas de prestar serviço de urgência por motivos de gravidez/maternidade.

“Ao longo dos últimos anos”, lembra a administração, o CHEDV, com o apoio tutela, “tem reforçado significativamente o quadro do serviço de pediatria, como é demonstrado pela entrada de seis novos pediatras nos últimos quatro anos”. Em Agosto, foi autorizada a contratação de dois novos pediatras com dedicação ao serviço de urgência.

No Diário da República de hoje foi publicado, entretanto, o Despacho do Ministério das Finanças que autoriza a abertura do concurso de colocação de 911 médicos nos hospitais do SNS, “estando para breve a identificação das vagas por hospital”, conclui o CHEDV.

Artigo relacionado

Urgência pediátrica do Hospital de Aveiro retoma funcionamento 24 horas

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780