CHEDV disponibiliza diagnóstico do cancro do pulmão

692
Imagem divulgada pelo CHEDV.
Comercio 780

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) passou a disponibilizar, desde novembro, “uma técnica diferenciada e fundamental no diagnóstico e estadiamento do cancro do pulmão”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A Ecoendoscopia Brônquica (EBUS) é um procedimento minimamente invasivo, que permite ainda diagnosticar diferentes tipos de doenças pulmonares, nomeadamente sarcoidose, tuberculose ou doenças linfoproliferativas, numa ótica de melhoria do circuito de diagnóstico de diversas patologias.

Tomam parte no início do procedimento, também, os serviços de Anestesiologia, Anatomia Patológica, Imagiologia e Pneumologia, o que “permite proporcionar aos doentes do CHEDV os mais avançados recursos de diagnóstico e de estadiamento actualmente disponíveis.”

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Realizada por um médico, a Ecoendoscopia Brônquica (EBUS) utiliza um broncoscópio flexível, com uma sonda de ecografia acoplada, que permite a visualização da árvore brônquica e de estruturas circundantes, nomeadamente estações ganglionares ou lesões mediastínicas, permitindo a sua abordagem diagnóstica.

A implementação desta técnica “representa ganho efectivos para a saúde dos nossos doentes, diagnósticos mais rápidos, permitindo o tratamento atempado e assim maior possibilidade de cura, sobretudo em doentes com cancro no pulmão”.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.