Centro de Juventude de Águeda: Balanço de seis anos de atividades

784
Náutica de recreio, Óis da Ribeira (Águeda).
Comercio 780

O Centro de Juventude de Águeda (CJA), que assinalou seis anos de atividade ininterrupta em janeiro, desenvolve um programa de ação vocacionado para os jovens, promovendo vários projetos, através de parcerias locais, nacionais e europeias, que envolveram, até ao momento, mais de 27 mil jovens.

“A atividade desenvolvida pelo CJA, mais do que motivar os jovens, de os ouvir e os estimular nas suas capacidades e valores, proporciona algumas ferramentas pedagógicas e apresenta um conjunto alargado de oportunidades de intercâmbio que são uma mais-valia para a formação pessoal dos nossos jovens”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, que acompanhou uma das atividades comemorativas do aniversário do CJA, na última semana.

Na ocasião, onde foram apresentados os resultados de um dos projetos desenvolvidos pela CJA, o Edil inspirou os jovens a serem “construtores de uma sociedade positiva e generosa”, a traçarem metas de crescimento pessoal, a ambicionarem chegar “sempre mais longe” e a agarrarem todas as oportunidades que os vários projetos e programas realizados no CJA proporcionam, para que possam “crescer e ser a melhor versão de si mesmos, porque se cada um der o melhor de si, o mundo será o melhor que pode ser”.

Desde que abriu portas, em janeiro de 2017, o CJA promoveu um vasto conjunto de atividades, com a parceria de 62 instituições locais, desde estabelecimentos de ensino (básico, secundário e superior) a entidades das áreas social e cultural, que envolveram um total de 27.309 jovens.

Nestes seis anos, o CJA acolheu ainda 46 jovens voluntários europeus do Corpo Europeu de Solidariedade (CES) e proporcionou a oportunidade a dezenas de jovens aguedenses a fazerem intercâmbio e voluntariado em vários países europeus. Neste momento, estão em Águeda 8 voluntários, que vão permanecer na cidade até agosto, após o que vários outros jovens virão para o Município ao abrigo do CES.

Neste período, o CJA desenvolveu 55 projetos, sendo que 32 foram realizados enquanto coordenadores (no âmbito do Portugal Inovação Social, do Erasmus+ e EEA Grants) e 23 como parceiros.

O CJA é promotor de vários projetos, entre os quais se contam o Step1 (que promove o desenvolvimento de uma rede local de voluntários), o Emoaction In & Inner (programa de intervenção com jovens de minorias sobre a inteligência emocional), o innovate Now (projeto de desenvolvimento de competências empreendedoras), o “in a nutshell” (visa criar um manual de educação não formal para iniciados) e o “SDG4Youth” (visa informar/trabalhar com os jovens o conhecimento sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Destaque ainda para o “Creative Youth City”, projeto que pretende envolver jovens e mentores no desenvolvimento de projetos criativos. Deste projeto irá resultar um manual de como criar uma cidade jovem criativa e uma plataforma onde jovens e mentores se podem inscrever.

Reconhecimento público

Ao longo destes seis anos de atividade intensa e regular, o CJA recebeu 8 reconhecimentos públicos pelo trabalho realizado em Águeda, entre os quais dois prémios de boas práticas e dois prémios de Projeto Inspirador, atribuídos pela Agência Nacional Erasmus+. O CJA foi ainda nomeado pela referida agência para Embaixador do Programa Europe Goes Local e convidado a organizar e aplicar uma das formações SOFÁ (uma sessão de treino promovida pela Agência Nacional Erasmus+).

A Agência Nacional Erasmus+ selecionou, por duas vezes, o CJA para ser visitado como exemplo de boas práticas nas formações organizadas pela agência.

Câmara de Águeda

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.