Centro de Artes de Águeda recebeu 460 eventos em três anos

1424
Centro de Artes de Águeda.

O Centro de Artes de Águeda (CAA) recebeu 460 eventos e 125 mil espetadores em três anos, informa um balanço camarário.

A principal sala do concelho aguedense celebrou esta semana três anos após a inauguração.

Elsa Corga, vereadora da Cultura refere, em nota de imprensa, que tem sido um “percurso de sucesso, pautado por uma aposta eclética da sua programação, envolvendo as diferentes performances artísticas, numa expressão de apoio à difusão da cultura e à formação de públicos”.

Dos 125.580 espetadores, 77.881 assistiram a espetáculos inseridos na programação geral e 47.699 participaram nas atividades propostas pelo Projeto Educativo.

A sala acolheu 281 eventos de programação geral (entre espetáculos de dança, teatro, música ou outras performances), bem como 177 ações ligadas ao Projeto Educativo e ainda 32 exposições.

2018 foi o melhor anos, com 50.836 pessoas. Em 2019, assistiram aos diversos espetáculos do CAA 42.935 pessoas.

A Câmara lembra que em março, com o Plano Municipal de Contingência da pandemia de Covid-19 a ditar o encerramento ao público, “foi adotada uma nova estratégia, levando à criação de conteúdos digitais que garantissem a continuidade da fruição cultural, mantendo o público envolvido no CAA e convidando-o a ter uma participação ativa nas várias atividades propostas”.

Para além da visita virtual à Exposição Bicicleta Motorizada, estão calendarizadas rubricas diárias e temáticas, com uma área definida para cada dia da semana e partilhadas nas redes sociais.

No plano educativo, o CAA está a apoiar a iniciativa “8.ºC em Casa – Residência Artística CAA-ESAP”, que envolve o 8.ºC da Escola Secundária Adolfo Portelam na área da Educação Visual e Educação Física. Apesas das limitações impostas pela pandemia, os alunos, professores e CAA decidiram manter o projeto e partilhar semanalmente, nas redes sociais do CAA, os momentos que estão a marcar todo o processo criativo.

A pensar no Dia Mundial da Criança, o CAA está a promover uma atividade intitulada “Obras em Casa”, que é inspirada nas oficinas realizadas pelo Projeto Educativo e que passa pela disponibilização, nas redes sociais do CAA, às sextas-feiras durante este mês, de informações que darão o mote para a produção de obras e que serão feitas por cada participante nas suas casas. Depois da(s) obra(s) concluída(s), os participantes devem fotografar a exposição dos trabalhos.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780