Arrancaram as obras de construção de uma biblioteca que passará a integrar os serviços do Centro de Arte Oliva (CAO) de São João da Madeira, localizado no complexo da antiga fábrica metalúrgica.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
“Em breve teremos disponíveis para consulta mais de 1000 títulos dedicados às artes plásticas, em particular à Arte Bruta”, refere uma nota informativa.
A construção da biblioteca do CAO, orçada em 50 mil euros, mereceu o apoio financeiro da Fundação Millenium bcp. O projecto é da autoria do ateliê [A] Ainda Arquitectura.
Está previsto que a obra fique concluída até ao final deste ano, segundo o equipamento para permitir a abertura ao público no decorrer do primeiro trimestre de 2025.
Nesta altura, o acervo livreiro que irá rechear as estantes está a ser inventariado.
“Trata-se de uma biblioteca de arte, com publicações diversas sobre artistas representados nas coleções e artistas com quem o CAO já trabalhou em projetos de exposição, bem como catálogos de exposições nacionais e internacionais relevantes”, acrescenta a informação.
Sem considerar o valor do acervo editorial, o investimento no projeto de arquitetura, mobiliário e obra ronda os cerca de 50 mil euros, tendo sido obtido um apoio mecenático da Fundação Millennium bcp no valor de 35 mil euros.
Arte contemporânea e Arte Bruta
O CAO tem cerca de mil peças de arte contemporânea e Arte Bruta pertencentes a coleções particulares e cedidas a título de empréstimos. Um dos núcleos – a Coleção Norlinda e José Lima – tem cerca de 1200 obras, representando 250 artistas portugueses e 230 estrangeiros, desde 1926 até aos nosso dias. É considerada uma das maiores coleções privadas de arte contemporânea do país, incluindo pintura, escultura, desenho, fotografia, instalações, filme e vídeo.
Artigo relacionado
São João da Madeira: Catálogos sobre exposições de ‘arte bruta’ premiados
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.