CDU aposta na dupla Miguel Viegas / David Silva para primeiros candidatos em Aveiro

2871
Miguel Viegas, candidato da CDU de Aveiro à Câmara local.

A coligação CDU (PCP-PEV) apresentou hoje Miguel Viegas, 52 anos, como seu cabeça de lista para a Câmara de Aveiro nas próximas eleições autárquicas.

Será, assim, a terceira vez que o professor da Universidade de Aveiro e ex deputado europeu tenta a eleição para o executivo camarário.

Como primeiro da lista para a Assembleia Municipal, a CDU apresenta David Silva, 35 anos, que tem representado a coligação como vogal suplente em várias reuniões do orgão deliberativo e fiscalizador do atual mandato.

A coligação PCP – Os Verdes tem como objetivo em Aveiro conquistar mais votos e mais eleitos nas próximas eleições.

Miguel Viegas nas primeiras declarações como candidato adiantou que o programa a apresentar aos eleitores irá dar continuidade à ação política e partidária. “Estamos à vontade, não acordámos agora”, disse, considerando que a CDU “faz muita falta” para dar “tradução concreta às palavras”.

O cabeça de lista deixou já algumas “prioridades concretas” a propor aos aveirenses, uma das quais passa pela “reversão para o município” da rede de transportes públicos que a maioria PSD-CDS concessionou, defendendo uma “trajetória consistente de redução dos preços de transporte, visando a sua gratuitidade no médio prazo”.

A mobilidade será um dos temas a colocar no centro do debate autárquico pela CDU, nomeadamente no tocante a circulação de automóveis, áreas pedonais e pistas cicláveis, defendendo um “abrangente inquérito à população” para conhecer os hábitos dos aveirenses e as necessidades que mais sentem.

A CDU elegeu nas anteriores eleições um deputado para Assembleia Municipal e três vogais em Assembleias de Freguesia (Glória e Vera-Cruz e em São Jacinto).

Para a Câmara Municipal, a coligação foi a quarta candidatura mais votada, com 1.398 votos (4%).

Discurso direto

“Ao nível da Assembleia Municipal vamos tentar eleger o segundo deputado e o vereadores talvez um objetivo mais longínquo, mas que naturalmente nós não enjeitamos”;

“Há uma urgência de mudança, uma falta de respostas gritante, que não foram dadas. Temos um problema de fundo: existe um completo desfasamento com os desafios do presente e do futuro, porque apresenta-se a eleições com obras, como estradas, pavimentações, pontes, parques de estacionamento, tudo à revelia das evidências científicas que apontam na direção oposta” – Miguel Viegas, candidato da CDU à Câmara de Aveiro.

Notas biográficas

» Miguel Viegas tem licenciaturas em medicina veterinária e economia e mestrados em Planeamento Regional e Urbano, pela Universidade de Aveiro e em Treino Desportivo pela Universidade de Coimbra. Completou o seu doutoramento em economia na Universidade do Porto. Foi eleito na assembleia municipal de Ovar entre 2009 e 2013. Foi deputado no Parlamento Europeu entre 2015 e 2019. Desde 2008 que é professor e investigador na Universidade de Aveiro. Tem obra publicada na área da política fiscal e do desenvolvimento regional;

» David Ramos Silva é doutorado em Ciências e Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro. É Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA). Formador e avaliador acreditado. Gestor de projectos e produtor de conteúdos em educação ambiental e ciências do ambiente. Investigador e Consultor. Foi dirigente estudantil.

Candidatos repetentes alinham-se na corrida à Câmara de Aveiro

No concelho de Aveiro foram confirmadas as candidaturas à Câmara de Nelson Peralta (BE) e Manuel Oliveira de Sousa (PS), que também já tinham concorrido em 2017.

O PSD concelhio declarou apoio Ribau Esteves, líder da edilidade, para concorrer ao terceiro mandato, numa coligação com o CDS. O autarca ainda não confirmo publicamente a recandidatura.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780