Casas pré fabricadas – como prepará-las para o Inverno?

2537
Direitos reservados.

Todos sabemos que quando chega o inverno passamos muito menos tempo na natureza. Em consequência, as casas de férias são usadas com menos frequência. No entanto, os especialistas em casas pré fabricadas salientam que esquecer a casa de férias até à estação seguinte – é um grande erro. Segundo eles, para assegurar que a casa pré fabricada permanecerá em perfeito estado, por muitos anos, é necessário cuidar dela regularmente, incluindo no Inverno.

Como deve ser feita a manutenção e a preparação de casas pré fabricadas para o inverno?  Os especialistas da Maestro Casas em partilhar a sua experiência, oferecendo conselhos sobre o tema.

Isolar tubos da água

Há muitos exemplos de problemas com as tubagens de água quando o frio mais rigoroso chega. Em regiões mais frias, os tubos de água podem ficar congelados e até explodir. Isto tende a acontecer quando a temperatura das casas pré fabricadas de madeira atinge os 5 °C ou quando os tubos da casa são colocados a uma profundidade muito baixa. Por este motivo, o isolamento dos tubos de água é uma das primeiras obras que os especialistas recomendam quando se prepara uma casa pré fabricada de madeira para o inverno.

É verdade que para evitar os problemas associados às tubagens de água pode ser feito um bom isolamento térmico dos mesmos durante a construção da casa. No entanto, uma boa camada de isolamento térmico não garante, necessariamente, que se estará completamente seguro. Por esse motivo, deve ser feito o isolamento das tubagens e deve ser ainda considerada uma solução extra para proteger as condutas de abastecimento de água. Pode optar pela utilização de cabos especiais para proteger as condutas de água da geada. Dado o consumo, extremamente baixo, de energia deste tipo de aquecimento de tubos, o custo de instalação do sistema em causa é bem compensado pelos seus benefícios. De acordo com a equipa do Maestro Casas, a utilização de tal cabo é muito simples, porque não requer conhecimentos especiais, e a temperatura nas condutas será regulada automaticamente.

Ajustar as janelas de casas pré fabricadas

Antigamente o ajuste das janelas era feito no início de todos os invernos: todas as frechas existentes eram verificadas e as ligações entre o vidro e a moldura eram seladas com silicone. No entanto, com o aparecimento das janelas de plástico, os proprietários das casas de madeira esqueceram-se desta preparação para o inverno.

Direitos reservados.

De acordo com profissionais especializados na produção de casas pré fabricadas de qualidade, os trabalhos preparatórios não devem ser esquecidos. A equipa da Maestro Casas afirma que mesmo as janelas com tecnologias de produção mais recentes, têm de ser preparadas para a estação mais fria. Em primeiro lugar, as casas pré fabricadas de madeira com janelas que não estejam devidamente ajustadas têm perdas de calor muito maiores. Em segundo lugar, a humidade e o bolor podem começar a acumular-se também dentro das casas não preparadas, o que pode levar a problemas de saúde a longo prazo. Por esses motivos, é importante ter atenção ao ajuste das janelas antes do inverno: ajustar corretamente a folha e assegurar que a junta da janela está bem pressionada contra a sua armação.

De acordo com os especialistas, no inverno também é possível verificar se as janelas da sua casa de madeira foram corretamente instaladas. A forma mais fácil é passar a mão perto da folha para o caixilho e verificar se o vento é o mais leve. Se ainda estiver inseguro após a realização deste teste, pode inserir uma folha de papel entre a folha e a moldura e tentar puxá-la para fora depois de fechar a janela. O tamanho da abertura será mensurável dependendo da facilidade com que se puxa uma folha de papel para fora. O ajuste de janelas de alta qualidade não requer, normalmente, muito esforço. No entanto, se as janelas não estiverem bem instaladas, esses trabalhos podem ser bem mais demorados.

Limpar goteiras e caleiras

As goteiras e caleiras são, provavelmente, a parte mais importante da casa, no que diz respeito a problemas no inverno. As goteiras entupidas e a água que penetra nas estruturas das casas pré fabricadas são a principal razão para ter de fazer os preparativos para o inverno, logo após a queda das primeiras folhas de Outono. Os especialistas alertam que muitos dos problemas que ocorrem com frequência durante o inverno estão relacionados com a não remoção atempada da neve do telhado das casas de madeira. Quando isso acontece, a precipitação acumula-se em caleiras e outras cavidades do telhado até acabar por danificar as estruturas do telhado, causando perdas financeiras consideráveis. A humidade penetra no interior e nas estruturas da casa, criando condições ideais para o desenvolvimento de bolor e bactérias, que se tornam especialmente difíceis de eliminar mais tarde, mesmo depois de ter tratado dos danos causados.

Também é importante referir que as casas pré fabricadas de madeira são frequentemente afetadas pelas árvores, que crescem em seu redor, o que pode afetar o estado da casa no inverno, não só por entupir as caleiras de água com folhas. Quando a chuva intensa se acumula nos ramos das árvores, os ramos mais velhos das árvores podem partir-se e cair, danificando tanto a instalação elétrica como a própria estrutura da casa. Nestes casos, é necessário resolver o problema do telhado danificado, mas também garantir que nenhuma outra parte da casa tenha sido danificada.

Verificar as condições do telhado

O telhado é a parte principal da casa, protegendo-a da chuva, neve, vento, e outros elementos. Embora seja necessário mantê-lo sob manutenção constante, é especialmente importante mantê-lo em excelentes condições quando o inverno se aproxima. Afinal, esta é uma época em que mesmo as mais pequenas fissuras, afetadas por baixas temperaturas e chuvas mais intensas, podem tornar-se problemas graves, com perdas significativas. Segundo os especialistas, o telhado que não é cuidado com regularidade é muito mais suscetível de ter problemas. Se não se aperceber atempadamente de eventuais fissuras, partes inchadas, bolor ou outros tipos de danos no telhado da casa, as consequências disso irão passar para o interior da casa.

Outro fenómeno relacionado com o telhado que tem um impacto direto sobre o seu estado é a acumulação de deslizamentos de terras, que normalmente ocorrem com chuvas fortes. Segundo os especialistas, se a precipitação acumulada no telhado não for removida antes do degelo, pode danificar a borda do telhado, bem como derrubar as caleiras ou mesmo as condutas de descida de água. A solução mais eficaz para este problema é a limpeza regular da neve acumulada no telhado, o que impede a formação de qualquer gelo no telhado.

No entanto, se for difícil encontrar tempo para este trabalho, não é necessário resolver o problema atual. Graças às novas tecnologias, pode aplicar cabos dissipadores de calor no interior do telhado, que impedem a formação de gelo, resolvendo assim completamente o problema da acumulação de neve.

O último, mas não menos importante é o problema das obstruções de gelo nas caleiras, que são normalmente formadas pelo sol que aquece intensamente o telhado e descongela a neve sobre ele. À medida que a neve flui pelas caleiras pode congelar, formando assim tampões de gelo e causando, mais tarde, grandes problemas.

Verifique as condições da instalação elétrica

Ouvimos frequentemente histórias desagradáveis relacionadas com uma instalação elétrica mal feita que acaba por provocar um curto-circuito e muitas vezes termina com um incêndio. A probabilidade de tal acontecer durante o inverno aumenta significativamente – a baixas temperaturas o isolamento dos fios pode quebrar-se e sempre que há um aumento significativo da humidade no interior pode provocar provoca faíscas e curtos-circuitos. O perigo é ainda maior se a instalação elétrica não for renovada há muito tempo.

Para proteger casas pré fabricadas de madeira dos perigos dos curto-circuitos, é aconselhável desligar a eletricidade quando decidir encerrar a época de férias. Também vale a pena remover todos os materiais inflamáveis da casa, por forma a evitar a propagação rápida do fogo no caso de incendeio. Só a manutenção regular dos fios e aparelhos elétricos instalados pode assegurar que as casas de madeira estão protegidas contra os perigos de incêndio.

Organize o ambiente envolvente da casa pré fabricada de madeira

De acordo com os fabricantes de casas pré fabricadas de madeira, os assaltos são um dos principais problemas que os proprietários de casas de verão enfrentam no inverno. Se não tiver disponibilidade para visitar a casa com regularidade, o uso de câmaras de monitorização remota, que respondem a qualquer movimento, pode ser uma solução muito conveniente.

No entanto, se não planeia investir na segurança da sua casa de férias, poderá considerar outras formas para ajudar a proteger a sua propriedade. É um facto que as casas pré fabricadas chamam muito menos a atenção dos ladrões quando o ambiente circundante está arrumado e mantido regularmente. Neste caso, é transmitida a sensação que se pode esperar uma visita dos proprietários da casa em qualquer altura, o que reduz significativamente a atratividade para os ladrões que procuram assaltos fáceis.

Outra forma que também é muito utilizada, é fazer um acordo com os vizinhos. Os especialistas das Maestro Casas recomendam que os convide para visitar a sua casa. Desta forma, as casas de madeira parecem ser usadas todo o ano, pelo que os ladrões serão dissuadidos.

Embora a organização do jardim seja vista como uma forma de garantir a segurança contra os ladrões, é igualmente importante cuidar do estado das plantas mais sensíveis do jardim. Elas, bem como as ferramentas deixadas no jardim, podem ser afetadas não só pelas chuvas, mas também pelo mau tempo. Por este motivo, é recomendado cobrir plantas extremamente sensíveis antes de sair da casa de verão, bem como mudar todo o equipamento de jardim para um local seco e seguro.

Casas pré fabricadas: como assegurar a sua manutenção no inverno?

Ainda que as casas pré fabricadas de madeira raramente sejam visitadas durante o inverno, os especialistas das Maestro Casas afirmam que a manutenção regular é a melhor forma de manter o bom estado das habitações durante muitos anos. Mesmo que não passe o seu tempo livre na sua casa de verão durante o inverno, recomenda-se que a visite regularmente: ligue um aquecedor elétrico, para evitar que os canos congelem e remova a neve do telhado.

Embora pequenas alterações possam parecer insignificantes à primeira vista, a longo prazo, podem levar a grandes problemas que representam perdas financeiras mais graves. Por conseguinte, recomenda-se que cuide dos problemas das casas pré fabricadas de madeira logo que se aperceba deles. Inspecionar regularmente os cabos e aparelhos elétricos da casa e avaliar o estado das estruturas, janelas e portas da casa é essencial. Outras coisas que também podem tornar-se especialmente importantes, são a acumulação de humidade nas instalações devido ao ar mais frio, que eventualmente pode se transformar em bolor, ou mesmo criar excelentes condições para o desenvolvimento de outras bactérias. Essas são difíceis de erradicar e representam uma ameaça grave para a saúde das pessoas mais sensíveis, podendo causar uma variedade de doenças respiratórias.

Como mencionado antes, as casas pré fabricadas de madeira que são visitadas regularmente também são menos atrativas para os ladrões, pelo que a manutenção regular irá aumentar a segurança geral da casa. Se não tiver a oportunidade de visitar a sua casa de verão com frequência, peça aos seus vizinhos que o façam. Mesmo a luz ocasional nas janelas da casa de madeira indica que ela não é esquecida durante o inverno.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.