Casa gandaresa é o centro de projeto turístico e patrimonial

3993
Casa Gandaresa (museu).
Smartfire 728×90 – 1

A casa gandaresa, tipologia de casa agrícola da região das Gândaras, vai ser o fulcro de um projeto coordenado cientificamente pela Universidade de Aveiro (UA) e envolvendo os municípios de Mira, Cantanhede e Vagos que é líder.

Associados a este projeto, “Gândara TourSensations”, estão objetivos de dinamização do sector turístico da região, mas também de defesa do património.

Este património, que pode estar em risco, embora as três autarquias estejam a desenvolver esforços no sentido da sua recuperação e valorização progressivas, será inventariado, avaliando o seu estado de conservação. Pretende-se, ainda no âmbito do projeto, criar uma marca e uma rede de casas que dê fundamento a oferta turística.

O projeto com o envolvimento, para além das três autarquias, das juntas de freguesia, de proprietários, e de empresários do sector turístico – alojamento e restauração -, tem duração de dois anos, representando um investimento global de quase 300 mil euros, financiado em 80 por cento pela Linha de Apoio à Sustentabilidade do Turismo de Portugal.

Ler artigo completo no site UA_online

Publicidade, Serviços & Donativos

 

Comercio 780