Carnaval de Ovar: Chegada dos Reis agendada para 9 de fevereiro

2542
Carnaval de Ovar 2020.
Comercio 780

Os Reis do Carnaval 2020 de Ovar, El-Rei Ti Américo – O Guardião e Sua Alteza A Rainha D. Esmeralda – A Associativa, serão entronizados a 9 de fevereiro após o habitual desfile da ‘Chegada do Rei’ e das piadas coletivas.

“A escolha do Rei e da Rainha do Carnaval de Ovar representa, como habitualmente, uma homenagem a cidadãos do concelho que se destacam pelo seu envolvimento e contributo à comunidade e ao Carnaval e, nesta edição, a homenagem recaiu em Américo Pinho de Oliveira e Esmeralda Maria Faria da Silva Souto”, refere uma nota de imprensa do município vareiro.

O Rei Momo Ti Américo – O Guardião, vareiro de gema, iniciou a sua atividade carnavalesca nos tempos idos do Carnaval Sujo, na década de 50, começou a desfilar no período dos Bairros, pelo Lamarão, local onde sempre viveu, integrando posteriormente o Grupo de Carnaval Condores, o mais antigo grupo de Carnaval e que, este ano celebra, o seu 60º aniversário. Na memória estão as excentricidades do Carnaval Sujo, com muitos ovos e farinha à mistura, e uma queda aparatosa de bicicleta em pleno desfile nos Condores.

Esmeralda Souto foi a primeira mulher no concelho de Ovar a presidir a uma Junta de Freguesia, a de Ovar, cargo que exerceu ao longo de três mandatos, entre 1994 e 2005. Natural de Leça do Balio, veio residir para Ovar em 1967 e, desde logo, se apaixonou por esta terra e pelas suas gentes. Professora de profissão, foi no associativismo que se destacou, sendo fundadora, dirigente e associada em dezenas de coletividades no concelho de Ovar.

Veja a entrevista aos reis partilhada pela rádio AVFM.