
O Património Cultural, I. P. abriu concurso público para a realização de trabalhos de conservação e restauro da capela-mor do Mosteiro de Santa Maria Arouca.
O preço base do procedimento publicado esta quarta-feira em Diário da República é de 511.740 euros.
Um investimento que conta com apoio financeiro no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A empreitada no monumento nacional também conhecido por mosteiro de Santa Mafalda tem um prazo de execução que aponta para 195 dias.
O restauro da capela-mor da igreja prevê trabalhos especialmente dirigidos ao reportório decorativo em presença: talha, azulejaria, pintura de cavalete, metais e cantari.
O caderno de encargos aponta, nomeadamente, para reparações de rebocos, de acabamento das 12 paredes do tardoz do retábulo-mor e tratamento das caixilharias e vãos deste espaço, dado o estado de degradação atual dos mesmos.
Nesta intervenção prevê-se, também, um reforço dos apoios, em alvenaria, da estrutura do retábulo-mor.
Não fazem parte destes trabalhos lançados a concurso público novas infraestruturas, ainda sem projeto técnico.
O mosteiro de Arouca tem sido objeto de intervenções continuadas desde 2020, nomeadamente de conservação e restauro, mas também através da criação de uma estrutura de acolhimento ao visitante (dotado elevador e controle de acessos), entre outros melhoramentos.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.






