Câmara de Ílhavo destaca investimentos na Gafanha da Nazaré no 19º aniversário da elevação a cidade

3380
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Ílhavo felicita a Gafanha da Nazaré pelo 19º aniversário de elevação a cidade que se assinala este domingo sem comemoração presencial devido às medidas de contingência da pandemia de Covid-19, fazendo um ponto de situação dos investimentos na freguesia.

Em comunicado, a edilidade refere que “está garantida a cobertura total” da rede de saneamento na freguesia, alude ao “importante pólo cultural” criado com “a construção da Fábrica das Ideias e a sua envolvente” e lembra as intervenções de reabilitação no parque escolar, nomeadamente as escolas do Ensino Básico e Pré-escolar da Cambeia, da Cale da Vila, da Chave, da Praia da Barra e da Marinha Velha.

A Gafanha da Nazaré integrou também o programa ‘Wi-Faina’, com pontos de acesso gratuitos à internet junto à Fábrica das Ideias, na Praia da Barra e no Jardim Oudinot.

Sobre a requalificação urbana e a mobilidade, a Câmara diz que são áreas que “continuam a merecer, uma especial atenção e preocupação. Nos dois últimos anos, foram investidos cerca de 3 milhões de euros no Nó de Acesso às Praias, na requalificação da Av. Fernão de Magalhães e nos arruamentos envolventes a esta avenida e à Escola da Barra. “Além disso, importa ainda referir a requalificação da Rua Comendador Egas Salgueiro e a conclusão do corredor ciclável da cintura urbana (Bresfor – Ponte da Barra)”, destaca a edilidade.

“Se o passado recente tem permitido consolidar o crescimento da freguesia, o futuro próximo projeta uma Gafanha da Nazaré ainda mais dinâmica, progressiva e confiante”, refere ainda o comunicado apontado para outras obras, como a requalificação do Largo do Cruzeiro e da zona envolvente ao Bairro do Bebedouro, a construção dos passeios na Rua São Francisco Xavier, a projeção de novas estruturas de mobilidade suave de ligação a outras freguesias, a reabilitação estrutural e museológica do Navio-Museu Santo André ou a construção da marginal à Av. dos Bacalhoeiros, da responsabilidade do Porto de Aveiro, com a parceria da Câmara.

Comercio 780