Câmara de Ílhavo aprova alteração da ciclovia da Rua do Norte

251
Rua do Norte, Ílhavo.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Càmara de Ílhavo informa que foi deliberado aprovar, por unanimidade, em reunião do executivo, a 26 de março, a alteração ao traçado da Ciclovia da Rua do Norte na Gafanha de Aquém.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A ciclovia existente, concluída em 2021, apresenta grandes incongruências, sendo praticamente inexistente em diversos pontos, conflituando com as habitações e limitando a circulação, não proporcionando condições de segurança aos utilizadores, desde velocípedes, peões e até mesmo para o tráfego automóvel.

A alteração aprovada permitirá, não só a melhoria substancial das condições de segurança de circulação, mas também do desenho urbano da Rua do Norte. A solução a adotar passará por restringir a velocidade máxima a 30Km/h, numa extensão de 225 metros, delimitada por duas passadeiras sobrelevadas, onde o trânsito ciclável e automóvel passarão a coexistir.

Este investimento na área da Mobilidade, enquadra-se uma vez mais, na visão estratégica do Município que, paulatinamente, tem vindo a implementar outras pequenas intervenções, como o reforço da sinalização horizontal, a instalação de lombas redutoras de velocidade e outros elementos dissuasores, a colmatação de tramos de passeio, a instalação de passadeiras sobrelevadas, as pavimentações e a criação de novas zonas de 30 e de zonas de coexistência.

Desta forma, pretende-se proporcionar, por todo o território, um ambiente mais seguro, que possa fomentar a escolha dos modos ativos de deslocação, isto é, a utilização de bicicleta e deslocação pedonal.

Importa ainda dar nota que, ao longo do presente mandato, se tem trabalhado afincadamente no desenvolvimento de novas ciclovias, nomeadamente na ligação aos Municípios vizinhos. Contudo, a prioridade tem sido a manutenção das ciclovias existentes, com reforço de sinalização e pintura dos pavimentos, mas, sobretudo, a correção de situações de clara insegurança, concretamente nas que foram desenvolvidas sem a devida atenção às boas práticas hoje já devidamente consolidadas.

Câmara de Ílhavo

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780