“Câmara de Aveiro tem feito muito mais pelos estudantes que a Associação Académica”

2705
Universidade de Aveiro.

Ao longo da última década, a Câmara Municipal de Aveiro liderada pela Aliança com Aveiro (PSD/CDS-PP/PPM) tem tido no seu pelouro da Juventude uma das maiores apostas e opções estratégicas e políticas da sua governação.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Por Eduardo Ataíde *

Artigo relacionado

AAUAv aponta para 2024 de “consolidação e renovação” / Falta de apoio municipal criticada

Nas várias medidas concretas que a Câmara de Aveiro, liderada por Ribau Esteves, tem implementado, e que visam os jovens nas várias fases do seu percurso escolar, os jovens universitários são uma peça chave.

Desde 2013 e de forma consecutiva e progressiva foi a CMA governada pelo PSD/CDS-PP/PPM que lutou para que os estudantes fizessem parte da vida da Cidade, desde as tradicionais festas académicas a vários momentos institucionais realizados de forma conjunta, entre os quais podemos relembrar a receção pelo Presidente da CMA aos novos estudantes, todos os anos e que por opção da presidência de Wilson Carmo na Associação Académica, foi cancelada.

A UA e os seus estudantes é, como sempre foi afirmado pelo presidente Ribau Esteves, um elemento-chave na vida da nossa Cidade e, por isso, tem sido com agrado que vemos o empenho na Câmara em aspetos particularmente importantes, como a luta pela inclusão do Curso de Medicina na nossa Universidade, o reforço das residências universitárias para estudantes, os projetos na área da inovação que permitem a fixação de jovens da UA em Aveiro, proporcionando oportunidades de emprego de acordo com a sua área académica, nomeadamente nas matérias que dizem respeito às Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática, entre outros.

Foi, por isso, com bastante estupefação que a JSD Aveiro ouviu esta quinta-feira, o que foi dito pelo Presidente Wilson Carmo, na tomada de posse da Associação Académica da nossa Universidade de Aveiro. Um discurso vazio e oco de ideias, que contraria, sem fundamento, aquilo que tem sido o caminho tomado pelo Executivo Municipal.

Tratou-se de um exercício de vaidade política, para agradar a sectores específicos da comunidade académica e política de Aveiro, sem o mínimo de relação com a realidade.

Tendo em conta que o Presidente da AAUAv decidiu alienar o seu importante papel de líder estudantil para os verdadeiros problemas dos estudantes, a JSD Aveiro decidiu ajudar ao desígnio, que devia ser do Presidente Wilson Carmo, mas que por manifesta incapacidade não o consegue fazer:

1. Defender os Estudantes não consiste apenas em organizar Festas Académicas ou gerir competições desportivas entre alunos. Isso, sim, é olhar para quem se deve defender como um “mero bilhete” para um evento que dá lucro à AAUAv, no final;

2. Defender os estudantes trata-se de um conjunto de políticas que tornam o jovem que estuda na Universidade de Aveiro o centro da estratégia da Associação Académica;

3. Não vimos, em momento algum a AAUAv a exercer pressão sobre a própria UA e o Governo para que o Curso de Medicina ou Centro Académico Clínico venham a ser uma realidade;

4. Qual é a visão da AAUAv perante a inoperabilidade da própria UA e do Governo na resolução do problema das residências universitárias, especificamente em Aveiro?;

5. Qual é a palavra e as medidas que tem a AAUAV para diminuir o abandono académico, perante as dificuldades financeiras?;

6. Onde está o relatório e contas do último exercício e quando irão apresentar aos estudantes o plano de atividades para o presente mandato?

São muitas as questões para os quais os estudantes da UA não tem resposta e defesa cabal da sua Associação Académica.

Recordamos ao atual presidente da AAUAv, que a Câmara de Aveiro vendeu uma propriedade sua junto à Universidade de Aveiro que vai permitir a criação de uma nova residência para estudantes. Recordamos também, que a CMA está neste momento perto de fechar uma outra operação privada, para a construção de mais residências universitárias na Cidade.

Lamentamos ainda que num ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura, o presidente da Associação Académica, que tem responsabilidades institucionais muito importantes no quadro da Cidade e do Município de Aveiro, decida brindar todos aqueles que estão agora a descobrir e a conhecer Aveiro, com um discurso triste, desfasado da realidade e do desenvolvimento da nossa Terra.

Os jovens de Aveiro, incluindo todos aqueles que fazem parte da comunidade académica da nossa Universidade, podem continuar a contar com o apoio da Câmara Municipal e da JSD Aveiro para verdadeiramente defender as nossas causas e preocupações, com ideias e ações concretas.

* Secretário-Geral JSD Aveiro.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780