Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro (ao centro).

Respeitámos e valorizámos a herança que recebemos, resolvemos os muitos problemas gerados na gestão da CMA pelo PS, não andámos de retroescavadora a partir o que outros tinham feito há pouco tempo e com dinheiro público, nem andámos para trás no tempo.

José Ribau Esteves *

Na sequência de declarações públicas do ex-Presidente da Câmara de Aveiro e candidato do Partido Socialista às Eleições Autárquicas 2025, Dr. Alberto Souto, sobre a recente aprovação de adjudicações e abertura de concursos pelo Executivo Municipal, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) considera necessário e importante prestar o seguinte esclarecimento público:

1. O Executivo Municipal em funções mantém plena legitimidade legal e institucional para tomar decisões até ao final do mandato, honrando os compromissos assumidos com os Cidadãos de Aveiro, que elegeram o atual Presidente da Câmara e a maioria da Aliança com Aveiro com 51,26% dos votos, com 6 mandatos num Executivo Municipal de 9 membros;

2. Nos últimos dias foram adjudicadas e lançadas obras num valor global superior a 26 milhões de euros, todas elas previstas no Orçamento e nas Grandes Opções do Plano de 2025 e de anos anteriores, debatidos e aprovados em sede própria, com muito trabalho realizado durante muito tempo, de concursos públicos de projetos, execução e pagamento de projetos, concursos públicos de obras, alguns lançados pela segunda e pela terceira vez, assim como negociação de Fundos Comunitários para o seu financiamento. Não são decisões de última hora, são projetos estruturantes, preparados ao longo dos últimos anos, com a devida garantia de financiamento, para responder a necessidades concretas na Cultura, na Educação, na Rede Viária, no Património e no Desporto;

3. A CMA é atualmente governada com contas certas e continuará a fazê-lo até ao último dia deste mandato. Ao contrário do que aconteceu há 20 anos, quando a Câmara de Aveiro ficou mergulhada em dívidas e bloqueada financeiramente com problemas muito graves de organização e de funcionamento, no final do próximo mês de outubro vamos deixar uma Câmara Municipal governável, equilibrada e pronta para continuar a crescer. O atual Presidente da Câmara de Aveiro e a maioria que lidera o Executivo Municipal cumpre compromissos, paga o que deve, não deixa faturas escondidas na gaveta e garante que quem vier a seguir encontrará uma Câmara sólida e capaz de dar novas oportunidades aos Aveirenses;

4. Os resultados estão à vista: Aveiro tem crescido acima da média nacional em população e dinamismo económico, confirmando a vitalidade do território e a boa gestão das políticas municipais. A Câmara de Aveiro é um exemplo de gestão a nível regional e nacional, e com relevância política também a nível europeu. Este é o reflexo de um trabalho feito com visão, disciplina financeira e investimento estratégico.

Lamentamos profundamente a tentativa de apagar a má história que o PS deixou na Câmara de Aveiro, o uso da mentira, do insulto, da arrogância de querer governar sem a legitimidade da eleição, da deturpação da realidade, sistematicamente utilizadas pelo PS, reiterando perante os Cidadãos Aveirenses que esse não é o caminho da Câmara de Aveiro que governamos com uma estável maioria da Aliança com Aveiro, uma Coligação do PSD, CDS e PPM.

Respeitámos e valorizámos a herança que recebemos, resolvemos os muitos problemas gerados na gestão da CMA pelo PS, não andámos de retroescavadora a partir o que outros tinham feito há pouco tempo e com dinheiro público, nem andámos para trás no tempo. Fizemos melhor, qualificámos os lugares onde as pessoas vivem por todo o Município. Seguimos em frente, cuidando do futuro a cada dia, sempre numa lógica séria, positiva e responsável.

A CMA continuará a executar obra pública estruturante e com rigor financeiro, assegurando a solidez das contas municipais e sem deixar dívida para as próximas gerações, cumprindo os compromissos assumidos com os Cidadãos para o mandato de outubro de 2021 a outubro de 2025, como fizemos nos dois mandatos anteriores com a minha presidência.

* Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).