Câmara de Águeda cria Incuba Já – Incubadora Juvenil de Águeda

1151
Natal de 2020, Águeda.
Comercio 780

A Câmara Municipal de Águeda vai criar uma Incubadora Juvenil, em parceria com a Psientifica – Associação para a Promoção e Desenvolvimento Social. A nova estrutura, que irá designar-se de Incuba Já – Incubadora Juvenil de Águeda pretende contribuir para o desenvolvimento criativo dos jovens do concelho, apostando nas suas características empreendedoras.

“Acreditamos no potencial dos nossos jovens, no que eles podem oferecer à cidade, concelho e país, com as suas ideias e projetos e por isso mesmo investimos nesta incubadora que propõe uma solução inovadora e disruptiva com os paradigmas da exclusão social e desemprego, através da qual podem surgir projetos diferenciados de resposta aos desafios sociais que ainda não tenham um suporte ao nível concelhio”, disse Marlene Gaio, Vereadora da Ação Social da Câmara de Águeda.

Este projeto, que será desenvolvido durante os próximos 18 meses e que conta com um investimento de cerca de 30 mil euros, apresenta-se como sendo um centro de empreendedorismo e inovação social juvenil, em que através de um trabalho criativo, em dinâmica e em parceria, procura apresentar solução inovadoras para implementar no concelho. Prevê a incubação de 10 projetos sociais, desenvolvidos individualmente ou em grupo e cujos destinatários serão jovens entre 16-18 anos (no ensino secundário), jovens entre 19-30 anos (no ensino superior, em transição para o mercado de trabalho, desempregados e/ou à procura do 1.º emprego) e jovens NEET (que não estudam nem trabalham).

A Câmara de Águeda cria este projeto, que se alia a outros como a Incubadora de Empresas de Águeda, o Centro de Juventude de Águeda ou o Águeda Living Lab (ALL), onde já desenvolve um trabalho ao nível do empreendedorismo e inovação, do ponto de vista geral, juvenil e social.

Encontrar soluções e respostas eficazes para o combate ao problema da exclusão social e desemprego jovem; dinamizar atividades que promovam a capacitação e o desenvolvimento do potencial juvenil; criar oportunidades para a promoção da criatividade; incutir o espírito crítico e de empreendedorismo; preparar os jovens no que respeita à formação em competências chave para o ingresso no mercado de trabalho; capacitar os jovens através do seu envolvimento no processo de desenvolvimento de competências e aprendizagens, tornando-os mais criativos, empreendedores, conscientes, participativos e ativos na busca de soluções para uma transição positiva para o mercado de trabalho; e incutir nos jovens objetivos ligados à filantropia e à responsabilidade social são objetivos da Incuba Já.

Refira-se que este projeto resulta da apresentação de uma candidatura ao Programa de Parcerias para o Impacto, no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).

Câmara de Águeda

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.