Câmara da Feira reforça apoios do concurso “Mais Imaginarius”

599
Imaginarius.
Comercio 780

O município de Santa Maria da Feira decidiu reforçar as bolsas de apoio à participação de “artistas emergentes” no Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua. Os projetos a selecionar 20 projetos até 7 de setembro, que serão premiados com uma residência artística e 5.000 euros no âmbito do concurso “Mais Imaginarius”, anunciou a edilidade.

O Festival Imaginarius de 2024 decorrerá entre 23 e 26 de maio, “privilegiando-se as abordagens inovadoras, o cruzamento de disciplinas, a integração de tecnologias e a participação, critérios transversais às diferentes disciplinas artísticas a concurso: Teatro, Dança, Música, Circo, Performance, Intervenção, Instalação, Novos Media, Graffiti, Magia e Multidisciplinar”.

O concurso “Mais Imaginarius” já apoiou “centenas de projetos de diferentes disciplinas artísticas e cruzamentos, com elevada qualidade, revelador da vontade dos artistas em ocupar o espaço público de Santa Maria da Feira”, refere o comunicado camarário.

As candidaturas “serão selecionadas por uma comissão designada pela organização do Imaginarius com base na sua qualidade artística, criatividade, inovação, interação com o público e adequação ao tema principal da edição de 2024, Liberdade.”

A organização do festival suporta a apresentação e participação dos artistas e companhias selecionadas para o “Mais Imaginarius”, através da atribuição de diferentes apoios, nomeadamente para deslocações – 600 euros para artistas e companhias da Península Ibérica e Portugal Insular, 1000 euros para artistas oriundos do resto da Europa e 1400 para companhias de fora da Europa –, alimentação e alojamento, entre outros apoios logísticos e de comunicação.

Todos os projetos artísticos admitidos são candidatos ao prémio final: realização de uma criação em residência a estrear na edição de 2025 do Imaginarius e 5.000 euros. Durante o festival, um júri, composto por elementos de reputação nacional e internacional, avaliará presencialmente cada uma das propostas artísticas.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780