Calçado: Uma vantagem comparativa para a economia portuguesa

765
Imagem divulgada pela revista Startandgo.pt.
Comercio 780

Muitos atribuem aos egípcios a arte de curtir couro e fabricar sapatos, porém, existem evidências de que os sapatos foram inventados muito antes, no final do Período Paleolítico.

Por Mónica Monteiro *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Em Portugal, a tradição na produção de calçado é já bastante longa e ninguém poderia imaginar que seria, hoje, uma vantagem comparativa para a economia portuguesa. Composto fundamentalmente por pequenas e médias empresas demonstra ser um exemplo de associativismo conseguindo posicionar a marca “made in Portugal” no país e no mundo. “Calçar os sapatos do Cliente”, como nos aconselha o José Carlos Pereira no seu artigo para esta edição, será certamente um aspeto fundamental na estratégia desta indústria.

Há uns dias num grupo onde estavam vários responsáveis pela gestão de pessoas de grandes empresas portuguesas, a preocupação era o futuro do trabalho com a incorporação da inteligência artificial.

Como poderemos preparar as pessoas para esse futuro, que já é uma realidade? Bem, vivemos em tempos únicos e, na minha opinião, não há receitas milagrosas. Cada empresa é uma empresa, cada realidade é uma realidade. A verdade é que as pessoas e a tecnologia são pilares fundamentais das organizações, e não me parece que um possa substituir o outro.

O desafio será certamente ensinar e preparar as pessoas para o melhor uso da tecnologia. Muitas novas oportunidades certamente surgirão. É nosso desejo que a Start & Go possa contribuir com conhecimento e informação que permita a todos os nossos leitores serem bem-sucedidos neste contexto atual. Já sabe o que tem de fazer… Votos de boas leituras, Just Start & Go!!!

* Editorial da Revista Star & Go – edição de Novembro de 2023.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780