Cais dos pescadores de S. Jacinto já está operacional

2600
Cais dos Pescadores, S. Jacinto, Aveiro.

O presidente da Câmara de Aveiro entregou, este sábado de manhã, os alvarás da licença dos lugares de atracagem e dos armazéns de apresto aos pescadores profissionais atribuídos na hasta pública de 23 de maio tendo em vista a utilização do novo cais dos pescadores de São Jacinto.

O momento foi precedido de uma visita ao investimento que teve um custo de 339.200 euros.

Segundo a edilidade, São Jacinto passou a ter “uma infraestrutura de apoio à pesca artesanal profissional, cumprindo o objetivo de potenciar a competitividade da zona e a valorização dos produtos da pesca artesanal”.

Espera-se, ainda, que o cais permita aumentar “a funcionalidade dos serviços oferecidos aos pescadores e melhorando a qualidade das suas condições de trabalho e de segurança”.

Ribau Esteves aproveitou a visita à praia de São Jacinto para assinar o protocolo com a Associação Desportiva e Cultural de São Jacinto no âmbito da gestão do apoio de praia durante a época balnear, “sem qualquer encargo” para a Cãmara, “tal como já tinha acontecido no último ano com um balanço positivo.”

De acordo com a nota de imprensa, “foi ainda o momento para uma reunião de trabalho no terreno, de preparação do arranque da época balnear tendo em conta a necessidade de implementar as medidas de proteção dos banhistas, no âmbito do combate à pandemia”.

A abertura da época balnear em São Jacinto está prevista para 13 de junho, “garantindo a Câmara todas as condições de segurança nos termos da legislação publicada esta semana.”

Nas condições extraordinárias de funcionamento das praias de 2020, o município considera que a praia “é ainda mais uma boa opção para os tempos que vivemos, tirando proveito dos seus valores naturais e do imenso espaço disponível no areal e na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto”.

São Jacinto foi galardoada pelo 15º ano com a Bandeira Azul, galardão que simboliza a qualidade ambiental e urbana, “mérito do trabalho da Câmara e das entidades parceiras na sua gestão, e muito em especial dos cidadãos que a vão premiando com a sua presença e com a utilização equilibrada e sustentável”, refere o comunicado municipal.

São Jacinto recebeu também a Bandeira Qualidade de Ouro 2020, atribuída pela Quercus, que premeia as zonas balneares portuguesas em que as águas apresentam melhores resultados em termos de qualidade.

Publicidade, Serviços & Donativos