Estarreja: Ribeira da Aldeia ganha ‘vida nova’ após obra de requalificação

1559
Ribeira da Aldeia, Pardilhó (imagem jornal O Concelho de Estarreja).
Comercio 780

A Câmara de Estarreja inaugura no próximo sábado, pelas 15:00, a obra de reabilitação do cais da ribeira da Aldeia, na freguesia de Pardilhó, que envolveu um investimento de 844.917 euros.

“Para além de potenciar as atividades desportivas, recreio e lazer, que este local histórico da ‘Vila da Ria’ possibilita, a empreitada veio estabilizar e consolidar as margens, com a execução de muros na frente cais e motas de proteção para prevenção da subida do nível das águas”, explica um comunicado municipal.

O cais do esteiro da ribeira da Aldeia, originalmente construído em 1910, passa a ter “uma nova vida” garantindo “condições melhoradas para a pesca artesanal e para as atividades desportivas, como a canoagem, de recreio e lazer.

A zona passou a ter nova frente-cais, ficando dotada de rampa de varadouro e passadiço flutuante com sistema de acostagem das embarcações. A obra permitiu, ainda, o arranjo das margens envolventes, incluindo enrocamento de proteção.

A iluminação, mobiliário urbano (papeleiras e bancos) e um circuito de manutenção para apoio à atividade desportiva completam o rol de melhorias.

A Câmara informa que prevê uma segunda fase para criar uma ligação pedonal, junto à Ria, através de passadiço e trilho marginal. Serão dois percursos, um a norte a ligar a ribeira da Aldeia à Ribeira do Mourão (Avanca) e a Ovar e outro a sul, a ligar a ribeira da Aldeia à Ribeira das Teixugueiras e à Murtosa.

Está projetado, ainda, uma área de apoio ao visitante com espaço de restauração.

“A ribeira da Aldeia é um local de eleição para as atividades náuticas, ligado à dinamização da Estação Náutica de Estarreja e envolvendo os seus diversos parceiros como a Associação Saavedra Guedes”, lembra a autarquia estarrejense.

No local, funcionará o Centro de Interpretação de Construção Naval, instalado no antigo barracão de construção de embarcações artesanais de recreio, que é um dos polos da Estação Náutica de Estarreja.

A inauguração da obra de reabilitação da ribeira da Aldeia está inserida no programa ‘Descobrir e Experienciar a Ria’.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.