Bosch e UA em parceria para responder aos desafios da industria 4.0

761
Projeto Augmented Humanity.

O projeto Augmanity, uma parceria envolvendo mais de 20 parceiros liderada pela Bosch Termotecnologia, que conta com a Universidade de Aveiro (UA) enquanto líder científico, “encontra-se na reta final de execução.”

Uma “resposta aos desafios da industria 4.0, com “o desenvolvimento de produtos, processos e serviços” em cinco áreas tecnológicas principais: Ergonomia e Robótica; Big data; Conectividade, Internet of Things e 5G; Visão artificial, realidade aumentada e realidade virtual; e Talentos e a contribuição para a sustentabilidade e atratividade da indústria.

Ao longo destes dois anos e meio, estiveram envolvidos mais de 200 colaboradores “inteiramente dedicados a desenvolver tecnologias relevantes” para as chamadas ‘Fábricas do Futuro’.

O projeto, promovido por um consórcio liderado pela Bosch Termotecnologia, conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Programas Mobilizadores), envolvendo um investimento elegível de 7,4 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 4,8 milhões de euros.

Discurso direto

“O balanço é extremamente positivo, contando já com resultados que correspondem ao planeado. Estes projetos em copromoção são fundamentais para o aumento da competitividade da indústria, pela visibilidade e bons exemplos partilhados, possibilitando simultaneamente desafios concretos e muito relevantes em termos científicos” – Nelson Ferreira, responsável do projeto Augmanity.

Resumo de artigo publicado na newsletter do Programa Compete 2020.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.