‘Boas Festas’: Rossio mantém ‘passagem de ano’ / Nova zona de animação surge na Fonte Nova

2189
Fonte Nova, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A edição deste ano do programa “Boas Festas em Aveiro” (1 de dezembro a 14 de janeiro), que incluirá, como é habitual, animação até às festas do São Gonçalinho, tem como novidade uma ‘tenda’ instalada no jardim da Fonte Nova.

A árvore de Natal gigante terá a companhia de diversas atividades musicais (espectáculos de rua), recreativas (pista de gelo, roda gigante) e eventos gastronómicos, numa parceria com o grupo Global Média, para “promoção turística”, anunciou o presidente da Câmara em conferência de imprensa, esta sexta-feira à tarde.

Quanto à ‘passagem de ano’, que a autarquia assume este ano como “organização exclusivamente sua”, depois de ter recebido em festejos anteriores a ajuda da Mordomia de São Gonçalinho – “por incapacidade financeira e legal” – “o palco principal” manter-se-á no jardim do Rossio, com animação a cargo de DJ’s, e o obrigatório espetáculo pirotécnico.

Segundo Ribau Esteves, não haverá limitações de acesso para além do espaço que está já delimitado pelos trabalhos de prospeção arqueológica no âmbito da elaboração do estudo prévio para a requalificação daquele espaço, para destapar ruínas da antiga igreja de São João.

A zona onde decorrem as escavações é, de resto, habitualmente interdita para o lançamento de fogo de artifício, o que voltará a suceder, embora esteja previsto também uma descarga aquática. “A restante área estará disponível, limpo, com todas as condições de fruição”, garantiu o edil.

100 mil euros para iluminação natalícia

A Câmara tem uma estimativa de orçamento para a quinta edição das “Boas Festas” de 253 mil euros, 40 por cento dos quais (101 mil euros) serão usados para custear a iluminação natalícia que, ao terceiro ano, “continua em crescendo” para novas artérias centradas na zona central, canais e património edificado. Em 2017, o investimento neste tipo de animação foi de 75 mil euros.

Programação 

‘Maior Desfile de Pais Natal em paddle e barcos Moliceiros’, ligação da iluminação de Natal, inauguração da ‘Árvore de Natal mais alta de Portugal’ e ‘Sai p`ra Rua’ figuram nos destaques.

Programa Boas Festas em Aveiro 2018-19