Boa gestão de frotas ajuda a encontrar melhores rotas em momentos de crise

1215
Verizon Connect.
Dreamweb 728×90 – Video I

É uma das primeiras questões colocadas nos momentos de contração económica: ‘tomar a rédea’ da gestão de frotas.

A maioria das empresas e outras organizações tem nas viaturas e serviços associados um encargo ‘pesado’ no final de cada mês de atividade a que importa dar muita atenção a todo o momento.

Em momentos de contração económica, como o que atravessamos, por força da crise pandémica, não, portanto, é de desprezar qualquer possibilidade de fazer poupanças nas despesas correntes.

A boa gestão de frotas pode dar uma ajuda relevante para manter o negócio competitivo e com a necessária saúde financeira.

As empresas devem socorrer-se dos conselhos de especialistas e de software adequado para tomar medidas certas, socorrendo-se de empresas de gestão de frotas como Verizon.

Uma estratégia de redução de custos da frota parte do inventário das despesas de algum modo relacionadas com as viaturas, que não são poucos: manutenção, revisões, impostos, consumo de combustível das viaturas, salários do pessoal, entre outros.

É importante conseguir monitorizar o custo associado às viaturas, com informação ‘na hora’ sobre os mais diferentes encargos, mas também as respostas aos pedidos dos clientes e melhorar a satisfação dos mesmos.

O objetivo é identificar os gastos desnecessários e tomada medidas para rentabilizar a frota, o que não poderá acontecer abdicando de aspetos relacionados com a segurança indispensável para quem anda na estrada a todo o momento, acautelando prejuízos gravosos.

O setor da gestão de frotas terá de levar em conta, também, medidas ‘amigas do ambiente’, investindo em viaturas elétricas, para as quais existem apoios públicos em tem em conta, contribuindo para a redução da ‘pegada do carbono’.

Portugal já surge no top 5 dos países europeus onde o peso dos automóveis elétricos no total deste mercado é mais elevado.

Ao mesmo tempo, é preciso acautelar o aumento das restrições com o aparecimento de regulamentação que afecta a circulação de determinados tipos de veículo nas cidades, o que deve acelerar os processos digitais de seleção do transporte.

A avaliação da eficiência e eficácia das operações em termos da gestão de frotas, segundo os especialistas, deve ser um processo regular e cíclico em boa parte das organizações.

Verizon Connect.

Medidas a considerar na gestão de frotas

» Bom planeamento das rotas, otimizando o transporte com menos custos operacionais e gastos com combustível nas entregas;

» Alertas em tempo real / relatórios de desempenho da condução (Tracking, GPS, sistemas de telemática);

» Formação aos motoristas.

» Software de gestão.

Discurso direto

“Os principais objetivos de um sistema de gestão de frotas prendem-se com a melhoria da eficiência e produtividade da frota, assim como com a melhoria das condições de segurança dos seus condutores. Tal consegue-se, normalmente, através da combinação da localização de veículos, relatórios sobre o consumo de combustível, informação sobre a forma como as viaturas da frota são conduzidas e gestão da manutenção dos veículos” – Por João Chitas.

Gestão de frotas da Verizon Connect

Localize veículos no terreno, melhore a produtividade das equipas em campo e promova hábitos de condução mais seguros com a app de gestão de frotas da Verizon Connect. Ao escolher aquelas soluções de gestão de frotas através de GPS terá acesso a dashboards, relatórios e alertas.

Publicidade, Serviços & Donativos

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação institucional ou não jornalística, nomeadamente o canal ‘Comunicados’, assim como informação útil, promoções comerciais ou inclusão de referências publicitárias, como é o caso deste artigo, utilizando os canais ‘Iniciativas’, ‘Roteiro’ e ‘Aveiro Work Point’ »» ler estatuto editorial

Comercio 780